Voltar

Notícias

(GERAL)
Celulose: bom no curto prazo, duvidoso no longo
Embora os analistas do banco de investimentos Pactual tenham atribuído recomendação Neutral para o setor de papel e celulose, ainda há uma percepção positiva para o mercado de celulose no curto prazo. Já para as ações do segmento de papel, as perspectivas são negativas. Desta maneira, os analistas reforçam sua preferência pelas ações da Aracruz e destacam como pouco atrativos os papéis de VCP, Suzano e Klabin, em função dos desafios que estas empresas devem enfrentar no começo deste ano.

Os analistas ainda vêm sólidos fundamentos para o setor de celulose no curto prazo, já que as estatísticas deste segmento em novembro revelaram um mercado bem equilibrado, que deve favorecer as companhias para enfrentar a redução sazonal de demanda que ocorre no inverno. Além disso, a demanda se apresenta aquecida na Ásia, fato que deve colaborar para o equilíbrio do mercado no primeiro trimestre de 2006.

Simultaneamente, os analistas destacam a apreciação das principais moedas internacionais em relação ao dólar, já que este movimento tende a pressionar os custos dos produtores. Desta maneira, as boas perspectivas para o curto prazo devem compensar o impacto negativo proveniente do real valorizado.

Para o longo prazo, no entanto, os analistas recomendam cautela, já que o início da produção em empresas com grande capacidade, localizadas no Chile, no Uruguai e no Brasil, devem acarretar numa pressão negativa no ciclo da celulose, sendo que os impactos negativos devem ser observados em 2007, com uma queda de preços estimada em 7%.

Recomendações

Em sentido oposto, as expectativas para o setor de celulose no curto prazo são negativas, já que os analistas não prevêem nenhuma melhora significativa no cenário para este trimestre. No entanto, para o segundo trimestre, vale monitorar o setor de perto, já que neste período deverá ser possível observar uma melhoria operacional em função do aumento da demanda.

Diante destas perspectivas, os analistas atribuem recomendação Neutral para as ações preferenciais da VCP e para as preferenciais classe B da Aracruz. Já para os papéis preferenciais classe A da Suzano, a recomendação é Outperform, enquanto as ações preferenciais da Klabin recebem recomendação Underperform.

Vale ressaltar que as ações da Suzano receberam tal recomendação em função de seu recente desempenho negativo e potencial de valorização, resultante da queda dos preços. Entretanto, o Pactual ressalta que não pode antecipar nenhum trigger significante para o desempenho dos papéis no curto prazo.

Fonte: InfoMoney

Fonte:

Jooble Neuvoo