Voltar

Notícias

15
abr
2011
(GERAL)
Berneck inaugura unidade industrial em Curitibanos/SC
No mês de setembro próximo a Berneck S.A. Painéis e Serrados de Araucária/PR, empresa que produz e comercializa painéis e serrados de madeira, iniciará a produção de MDF em sua nova unidade industrial em Curitibanos/SC.

Para esta primeira etapa do projeto, estão sendo instalados uma fábrica de painéis MDF, uma Central Térmica para geração de vapor e uma linha de revestimento BP. A previsão da produção da primeira chapa de MDF é para o final do mês de setembro.

Com investimentos em cerca de 350 milhões de Reais, a nova unidade industrial da Berneck em Curitibanos irá gerar mais de 350 empregos diretos e em torno de 3.500 indiretos.

A expectativa da cidade de Curitibanos e região referente a nova fábrica é muito grande, pois além das vagas de trabalho abertas na área industrial, a atividade florestal também será incrementada. As atividades de montagem da unidade também já estão dando resultados para o comércio e serviços locais, gerando impostos e benefícios para toda a comunidade.

Toda a parte civil já foi concluída e a obra está em fase de instalação dos equipamentos industriais. Grande parte dos equipamentos importados da Alemanha e Finlândia chegaram em janeiro deste ano. Até o momento a Berneck recebeu em torno de 90 cargas e 115 containers. A operação de desembarque no Porto de Itajaí até Curitibanos contou com o acompanhamento de batedores e da Polícia Rodoviária Federal. Os equipamentos são os mais modernos do mercado.

Na segunda etapa do projeto, que acontecerá em 2012, está previsto uma serraria para Pinus, e uma terceira etapa contempla uma fabrica de painéis MDP e outra linha de revestimento BP, com previsão de conclusão total em 2014.

Em um primeiro momento, a Central Térmica servirá para gerar vapor e calor para os processos industriais, mas, na continuidade do projeto, ela irá também cogerar energia, a partir da queima dos próprios resíduos. A planta de co-geração de energia de Curitibanos terá capacidade de gerar até 9,8 Mw/h, cerca de 40% da necessidade elétrica de toda a unidade.

O projeto da nova unidade da Berneck é completo: aproveitará 100% do que a floresta produz: biomassa para co-geração de energia, toras finas para os processos dos painéis, toras grossas para serraria e o resíduo da serraria (cavacos) também é matéria-prima para o MDF e MDP.

Fonte: Assessoria de Imprensa Berneck

Sindimadeira_rs ITTO