Voltar

Notícias

01
dez
2023
(INTERNACIONAL)
A demanda por madeira dura permanece firme

As novas encomendas norte-americanas de madeiras nobres tropicais sofreram uma desaceleração modesta, mas a procura por outras madeiras nobres permanece robusta, especialmente em projetos de alta qualidade e aplicações exteriores, de acordo com o Hardwood Market Report da Fastsmarkets. https://www.fastmarkets.com/

A agência de informação de preços de matérias-primas afirma que as vendas de muitos importadores permaneceram estáveis em Outubro em comparação com Setembro, enquanto outros vendedores registaram um declínio modesto. A maioria, disse o relatório, “ainda está enfrentando remessas decentes devido a sólidas reservas de pedidos no final do verão”.
 
O relatório de 31 de outubro afirmou que as madeiras tropicais são predominantes em projetos de alto padrão porque são relativamente caras. “Atualmente, os importadores estão a registar uma boa procura por parte dos produtores de moldagem residencial de alta qualidade e também dos fabricantes de marcenaria comercial”, refere o relatório. “As vendas para pisos residenciais e fábricas de escadas de grande e médio porte estão lentas, mas os negócios estão se comportando bem com pisos personalizados e fabricantes de escadas.”

O relatório também concluiu que nos mercados residenciais, a procura de madeiras tropicais para utilização em aplicações exteriores permanece visivelmente mais forte do que para aplicações interiores. As vendas para produtores de móveis para ambientes externos permaneceram estáveis, mas as vendas de madeiras nobres nacionais para fabricantes de artigos de marcenaria e móveis estofados estão fracas.

A oferta global de madeira serrada de folhosas tropicais nos estaleiros de importação dos EUA e do Canadá é comparável à procura global. No entanto, esse não é o caso em todas as espécies, espessuras e especificações de produtos. Por exemplo, 4/4 Sapelli está prontamente disponível, mas muitos dos tamanhos mais grossos são escassos. Da mesma forma, alguns contatos indicam que o mogno africano de serra plana é difícil de obter, enquanto o material de serra plana não é.

As importações norte-americanas de madeiras nobres tropicais e produtos relacionados – que apresentavam recuperação nos últimos meses após um início de ano lento – abrandaram acentuadamente em Setembro. As importações de compensados de madeira dura caíram 34%, para um nível de apenas cerca de metade do que era há dois meses.


As importações de madeira tropical serrada dos EUA caíram 7%; as importações de pisos de madeira caíram 6%; as importações de painéis montados para pisos caíram 12%; e as importações de móveis de madeira caíram para o nível mais baixo desde março, caindo 8% em setembro.

As importações de folheados de madeira tropical caíram 68%, mas esse número não é tão mau como parece, uma vez que Agosto é o mês de pico para estas importações de folheados e uma queda acentuada ocorre regularmente em Setembro. No lado positivo, as importações de molduras de madeira nobre dos EUA aumentaram 19% em Setembro, ultrapassando os 12 milhões de dólares pela primeira vez desde Maio. Ainda assim, apesar do ganho, o total de setembro foi 26% inferior ao de setembro de 2022.

Fonte: ITTO/Remade

Neuvoo Jooble