Voltar

Notícias

02
jun
2022
(MADEIRA E PRODUTOS)
Torres de energia eólica feitas de madeira

Uma turbina eólica Modvion está sendo montada.


A Stora Enso e a empresa de tecnologia de madeira Modvion estão em parceria para estabelecer a madeira como o material de escolha para torres de turbinas eólicas. O objetivo da colaboração é demonstrar as vastas possibilidades de uso da madeira em construções exigentes.

Quando a altura de uma torre dobra, o efeito da turbina quadruplica. As previsões do mercado são de 30 mil novas turbinas por ano. E toda turbina eólica precisa de uma torre.


LVL Os módulos LVL leves são usados para construir as torres de turbinas eólicas.

A Modvion diz que sua solução modular de madeira fornece ao mundo torres altas que não são apenas próximas da neutralidade climática, mas também armazenam CO2 durante sua vida útil.

A Modvion constrói torres de turbinas eólicas com laminados laminados de madeira (LVL), que proporcional ao seu peso é mais resistente que o aço. A Stora Enso é fornecedora líder de produtos de madeira maciça, incluindo LVL. As torres são construídas em módulos leves, permitindo torres mais altas e fácil transporte em vias públicas sem alvarás ou reconstruções de estradas. Torres mais altas alcançam ventos mais fortes, levando a uma produção de energia mais econômica.

“Estamos orgulhosos de firmar parceria com a Modvion que, como nós, se esforça para ultrapassar limites e demonstrar as possibilidades com a madeira.” disse Lars Völkel, vice-presidente executivo da Divisão de Produtos de Madeira da Stora Enso. “Como um dos maiores produtores de madeira serrada e proprietários florestais privados do mundo, desempenhamos um papel importante na transformação para uma sociedade mais verde. Ao contribuir com nossa experiência para a Modvion, podemos ajudar ainda mais a fazer a diferença na mitigação das mudanças climáticas e apoiar o esforço da UE para aumentar a produção de energia renovável.”

O uso de madeira, um recurso renovável, pode reduzir as emissões de CO2 da torre em 90%, além de armazenar dióxido de carbono que foi absorvido pelas árvores durante seu crescimento. A madeira usada para construções avançadas, como torres de turbinas eólicas, pode ser reutilizada em novos produtos à base de madeira, o que proporciona mais benefícios climáticos a longo prazo.

“O compromisso da Stora Enso de substituir materiais à base de fósseis por renováveis é uma combinação perfeita para a Modvion”, disse Otto Lundman, CEO da Modvion. “Para resolver a crise climática, precisamos de mais energia renovável, bem como maior uso de construções sustentáveis de madeira. Junto com a Stora Enso, podemos habilitar ambos.”

Por Larry Adams

Fonte: Woodworkingnet

ITTO Sindimadeira_rs