Voltar

Notícias

22
mar
2022
(INTERNACIONAL)
Importações de Ipê e Jatobá foram adicionadas às estatísticas dos EUA

As importações de madeira tropical serrada parecem disparar em janeiro, mas o aumento real é difícil de dizer, já que as autoridades americanas reclassificaram novamente suas categorias para contar alguns tipos de madeira.

A contagem oficial dos Departamentos de Agricultura e Comércio dos EUA mostra que os volumes de importação aumentaram 216% em janeiro em relação a dezembro e 241% em janeiro do ano passado. Esse número é inflacionado porque a categoria de madeira tropical serrada mudou em 2021 para omitir as importações de Ipê e Jatobá.

A partir deste mês, as importações de Ipê e Jatobá voltaram à categoria, mas podem não contar as madeiras como antes. Este parece ser o caso das importações de Jatobá, onde os totais caíram 98% em relação ao mês passado, para o menor volume dos últimos 10 anos.

Além disso, uma categoria de “outras madeiras tropicais” foi eliminada da contagem para o total. Apesar das mudanças, é claro que houve um aumento definitivo nas importações globais, uma vez que as importações de Keruing mais que quadruplicaram, as importações de Virola mais que dobraram e as importações de mogno aumentaram 73%. As importações de Cedro e Balsa caíram em janeiro em mais de 30%.

Talvez por causa das mudanças na contabilidade, as contas oficiais mostram grandes ganhos nas importações do Brasil, Indonésia e Malásia. O volume total subiu para 26.160 metros cúbicos no mês, o maior volume desde maio de 2019.

O Canadá viu suas importações de madeira tropical serrada cair 18% em janeiro. No entanto, o volume foi 15% superior ao de janeiro de 2021. As importações de Gana foram especialmente fortes em janeiro, 411% acima de janeiro anterior, enquanto as importações do Brasil e dos EUA, embora melhores do que no mês passado, ficaram bem atrás de janeiro níveis de 2021.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO