Voltar

Notícias

18
jun
2021
(MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS)
Máquina de marcenaria industrial rara e centenária totalmente restaurada

Uma máquina para trabalhar madeira construída há mais de um século está agora em exibição em um museu nacional na Pensilvânia.

A Variety Woodworker de 4.230 libras, do fabricante de ferramentas Greenlee, foi construída em 1910 e é a única máquina desse tipo que ainda existe. A máquina foi chamada de 'Variedade' por uma razão - ela pode aplainar, unir, quadrar, chanfrar, encaixar, elevar painéis e fazer uma infinidade de outras coisas.

O marceneiro Steve Williams, de 73 anos, comprou recentemente a máquina de um marceneiro que a adquiriu da Anaconda Copper Company, sediada em Montana, em uma liquidação em 1979.

A Anaconda Copper usou o Variety Woodworker para cortar padrões de madeira maciços, que foram prensados na areia para criar moldes de tamanho industrial. Os moldes eram então preenchidos com metal fundido e se tornavam as engrenagens da empresa que usava em suas operações de mineração.

O fabricante de máquinas Greenlee remonta à Guerra Civil, quando construía máquinas para trabalhar madeira. Hoje, Greenlee é especialista em ferramentas elétricas.

A maioria dos marceneiros da Variety foi derretida durante a Segunda Guerra Mundial, de acordo com Greenlee.

Williams (à esquerda) restaurou a máquina antes de entregá-la ao Museu Nacional de História Industrial da Pensilvânia. A restauração levou 1.500 horas.

Apreciando a importância da máquina, Williams perguntou ao Smithsonian se eles estariam interessados nela, que aceitou a máquina para seu museu afiliado, o Museu Nacional de História Industrial.

Williams, um marceneiro de longa data, decidiu que restauraria a máquina antes de entregá-la ao museu. Embora a máquina estivesse em boas condições - e ainda equipada com seus fixadores originais - Williams diz que levou 1.500 horas para restaurá-la.

A máquina chegou ao Museu Nacional de História Industrial em 27 de maio, onde deverá permanecer permanentemente. Ele está sendo exibido ao lado de outras máquinas industriais gigantes em funcionamento.

Se você estiver interessado em aprender mais sobre o Variety Woodworker, confira o artigo do museu aqui:  https://www.nmih.org/greenlee-delivery/

Por Robert Dalheim

Fonte: Woodworkingnet

ITTO Sindimadeira_rs