Notícias
Uma cadeira que remonta ao século 17 na China foi vendida em um leilão em 28 de maio por US $ 8,5 milhões.
A cadeira, conhecida como jiaoyl, data dos últimos dias da dinastia Ming ou dos primeiros dias da dinastia Qing - um período de auge para a fabricação de móveis chineses. A cadeira provavelmente foi usada pela realeza.
“Esse período é conhecido como o auge da fabricação de móveis chineses, acima de tudo pela elegância suprema, linhas limpas e simplicidade de suas peças”, escreve o leiloeiro Christies.
"Os melhores exemplos - incluindo a cadeira dobrável Heveningham Hall - eram feitos de uma madeira preciosa chamada huanghuali, um membro da família do jacarandá com um grão rico e uma bela cor caramelo."
“É importante notar que a tradução literal de jiaoyi é 'responsável'”, diz a descrição. "Isso, como a valiosa escolha da madeira, dá uma dica de que a posição do primeiro proprietário desta cadeira era alta. Assim como o fato de que as cadeiras dobráveis com costas redondas (em vez de costas retas) tendiam a ser especialmente valorizadas."
Prevê-se que apenas cerca de 30 existam hoje, a maioria dos quais em instituições públicas na China e na América do Norte.
"Esse tipo de cadeira é extremamente raro", diz Marco Almeida, vice-presidente sênior e chefe do departamento de Obras de Arte da China na Christie's. "Embora não saibamos exatamente para quem foi feito o jiaoyi que veio a leilão, é seguro presumir que era uma pessoa de grande riqueza e importância. Muito provavelmente um membro da família imperial."
“Como madeira, o huanghuali é muito durável ', diz Almeida.' O que é a chave para a longevidade da cadeira. Como tem cerca de 400 anos, está em excelentes condições."
Por Robert Dalheim
Fonte: Woodworkingnet
Notícias em destaque





