Voltar

Notícias

28
fev
2019
(INTERNACIONAL)
Novas espécies de cupins afetam casas em Tenerife na Espanha

Mais de uma década e mais de 10 milhões de euros de investimento vai custar erradicar a infestação de cupins que afetou mais de uma centena de casas nos municípios de Tacoronte e Valle Guerra (La Laguna) e até mesmo em alguns lugares do Sul de Tenerife (Arona).

O culpado dessa situação é o Reticulitermes flavipes, um dos cupins mais perigosos do planeta, dos Estados Unidos, e mais conhecido como o cupim americano. Uma espécie invasora voraz que está se tornando forte nas Ilhas Canárias.

Quanto à incidência real dessa praga invasiva, simplesmente notar que mais de 100 tacoronteras casas e tiveram de ser tratados contra esses cupins, mas eles também documentou suas placas de sinalização de presença vorazes, árvores na área e um vinha de amostra existente em um viveiro do norte.

O cupim subterrâneo tem uma grande capacidade de destruição e pode acessar áreas onde outros não podem, e é por isso que é um inseto tão nocivo. Outra característica é que eles formam colônias que se expandem através de túneis de lama. Estes túneis fazem uma conexão entre diferentes lugares, o que facilita seu movimento e propagação. Da mesma forma, o fator humano influencia na medida em que pode ser dispersado de maneira não intencional, por exemplo, através da venda de árvores.

Nova norma UNE 56418: 2016

Este novo regulamento regula o protocolo de ação em áreas urbanas afetadas por cupins subterrâneos que as administrações públicas, organizações e empresas de controle de pragas devem seguir. Assim, a Associação Nacional das Empresas de Saúde Ambiental (ANECPLA), colaborou na elaboração da norma, elaborada pela Comissão Técnica da AENOR AEN / CTN 56 Madeira e Cortiça.

Seu objetivo é sistematizar intervenções de controle de pragas de xilófagos, tanto em edifícios quanto em ambientes centrais urbanos. A legislação "é apresentado como uma recomendação de protocolo de ação a ser seguido pelas administrações públicas, organizações e empresas de tratamento no caso de um conjunto de edifícios (centros históricos, centros das cidades, bairros, bairros, etc.) afetado por um ataque de cupins subterrâneos ", resume a diretora geral da Associação Nacional das Empresas de Saúde Ambiental, Milagros Fernández de Lezeta.

I Congresso da EXPOCIDA-MADERA 2019 em Bilbao

Como resultado de preocupações ANECPLA esta questão coloca Expocida-Wood 2019, a primeira edição de uma conferência que irá abordar, a partir de diferentes ângulos e perspectivas, o mundo da madeira, seus usos e aplicações e os desafios que esse material representa para o setor . Organizado pela ANECPLA, em colaboração com ASEPLA-Euskadi, esta primeira edição do Expocida-Wood terá lugar em Bizkaia Aretoa de Bilbao a próxima 7 e 8 de março e reunirá uma série de especialistas que irá discutir novas alternativas aos tradicionais tratamentos químicos antixilófagos existentes, até hoje, além de abordar os métodos existentes no diagnóstico e elaboração de relatórios patológicos.

Outra questões de atualidade que o Congresso irá abordar a presença de térmitas no património arquitetônico, como esta circunstância provoca perdas anuais de grandes -cifradas em milhões de euros e como considerar o envolvimento de especialistas no manejo de pragas, tanto no momento da detecção como do ponto de vista preventivo.

Fonte: Infomadera

Sindimadeira_rs ITTO