Voltar

Notícias

07
jul
2018
(INTERNACIONAL)
Importação de portas, janelas e madeira compensada do Japão

Portas

A queda acentuada no valor das importações de portas de madeira (HS441820) em março foi sustentada em abril. Mas ano no ano, as importações de abril subiram cerca de 4%.

As importações de março foram reduzidas por embarques da China e uma queda modesta nos embarques dos outros principais fornecedores, coma a Filipinas e a Malásia.

Como nos meses anteriores, a China foi o principal fornecedor de portas de madeira para o mercado japonês. As importações da China representavam 56% do total das importações de portas de madeira, mais 18% das Filipinas, 10% da Indonésia e 7% da Malásia. Estes quatro representaram mais de 90% das importações de portas de madeira de abril do Japão

Janelas

Ano a ano, abril de 2018 as importações de janelas de madeira caíram pouco mais de 25% e compararam com os níveis de março houve um declínio de 10%.

Os três principais fornecedores de janelas de madeira para o Japão em abril foram os mesmos de março, sendo que a China deslocou os EUA como o principal fornecedor por uma pequena margem.

Em abril, a China respondeu por 32% da importação de janela de madeira do Japão, seguida pelos EUA (28%) e Filipinas (23%). Houve uma importação substancial de janelas de madeira da Suécia em abril, que representou por mais 9% do total das importações de janelas de madeira.

Madeira compensada

Como nos meses anteriores, o compensado no HS 441231 foi contabilizado para a maioria das importações de compensado do Japão.

Em abril, o HS441231 representou mais de 89% de todo o compensado importado. O HS441234 representou apenas 6% em abril, as importações de contraplacado, HS441233, 4% e HS441239 inferiores a 1% das importações.

Ano a ano as importações de contraplacado de abril de todas as fontes aumentaram 18% com a China e a Indonésia registrando ganhos acentuados em remessas para o Japão.

Em contraste, as exportações de madeira compensada da Malásia para o Japão caíram 7% mês a mês em abril. Restrições à colheita, a prolongada estação das chuvas afetaram embarques de madeira compensada de abril para o Japão.

Fonte: Remade/ITTO

ITTO Sindimadeira_rs