Notícias
Em 2017, o número de transações, as áreas vendidas e o valor do mercado madeireiro e florestal atingiram patamares inéditos, enquanto o preço médio por hectare ficou praticamente estável.
A Sociedade Florestal e a Federação Nacional de Sociedades de Desenvolvimento da Terra e do Assentamento Rural apresentaram o Indicador do Mercado Florestal na França. Há 20 anos, o mercado florestal tem se mantido estável, insensível a crises econômicas e financeiras e a baixas taxas de juros. Em 2017, foi um mercado que ainda apresenta sinais de boa saúde.
O preço médio por hectare permanece estável
Após um aumento de 2% em 2015 e de 2,1% em 2016, o preço por hectare de floresta estabilizou em 4.100 euros em 2017 (+ 0,2%). Por trás dessa estabilidade, contrastavam os desenvolvimentos de acordo com as regiões da floresta. Para além do preço médio, deve notar-se que 90% das transacções estão concluídas a preços entre 630 e 12 200 euros por hectare, dependendo das regiões e da qualidade das mercadorias colocadas no mercado.
Um nível nunca alcançado em número de transações
O número de transações aumentou ainda mais em 2017 (+ 5,5%, ou 18.470 transações), ainda impulsionado pelo dinamismo do mercado florestal de 1 para 10 hectares. O dinamismo deste mercado, principalmente local, pode ser explicado pela busca de terrenos recreativos ou lenha.
A superfície total vendida aumentou 9,1% para 130.900 hectares (+ 10.900 hectares), impulsionada pelo mercado florestal de mais de 100 hectares.
Superfícies adquiridas por pessoas jurídicas privadas no mais alto
As aquisições de pessoas jurídicas privadas (agrícolas, florestais ou institucionais, incluindo grupos de terra) aumentaram em 14% para chegar a 49.200 hectares, ou 38% da área total do mercado. Este nível sem precedentes supera pela primeira vez o de indivíduos não-agrícolas (36%), também em ascensão.
Você quer investir em bosques e florestas?
Investir em florestas não pode ser improvisado: deve-se escolher o tipo de floresta (coníferas, carvalhos, faias), a localização (perto de uma rede de transporte), a gestão e exploração da propriedade, venda e distribuição de madeira ... Um investimento florestal requer conhecimentos que não estão necessariamente ao alcance de todos. É por isso que é altamente recomendável que os indivíduos não invistam diretamente em um patrimônio florestal, mas sim que passem por um Grupo de Terras Florestais (GFF) que cuidará de todos esses pontos.
O uso de um consultor de patrimônio também é recomendado, pois esse tipo de investimento por questões técnicas, financeiras e tributárias. De fato, o investimento florestal pode permitir que você reduza seu imposto sobre a propriedade imobiliária (IFI) ou construa um patrimônio de longo prazo no tempo que você pode repassar aos seus herdeiros, beneficiando-se de uma isenção (parcial) de direitos. de successão
Fonte: Infoslyva/Remade
Notícias em destaque





