Notícias
A biomassa para produção de energia responde a 8% da matriz brasileira. As florestas energéticas de eucalipto têm vantagens que se sobressaem a outros cultivos e nós listamos 3.
“O eucalipto, especificamente, é muito usado e talvez a principal fonte de biomassa para energia”, diz Erich Schaitza, da Embrapa Florestas.
“Eucaliptos alimentam uma indústria muito forte de carvão vegetal que é usado na indústria de siderurgia e outras áreas”.
A madeira do eucalipto também pode ser usado para gerar energia elétrica ou calor.
“Quase todas as indústrias de C&P usam ou eucalipto para a produção de papel e já aproveitam para produzir energia elétrica”, diz Schaitza.
O eucalipto como fonte de energia
Além das vantagens das florestas energéticas de eucalipto, que vamos citar abaixo, você também tem que conhecer um pouco desse uso.
“O eucalipto é uma das árvores que crescem mais rápido no mundo, produzindo muita biomassa por unidade de área”, diz o especialista.
“Com isso, tem um potencial muito grande de ser plantado para a geração de energia também”.
E completa: “Se quiséssemos, poderíamos ter todas as termoelétricas nacionais tocadas a biomassa, com uma grande participação da madeira”.
As 3 vantagens das florestas energéticas de eucalipto
Separamos apenas 3 para você entender a importância do eucalipto como biomassa.
1 – Gera desenvolvimento rural local
Especialmente em locais próximos às usinas.
2 – É despachável, crescente
“A energia de biomassa poderia muito bem substituir nossas usinas térmicas motivas a gás e carvão, que são geradoras de efeito estufa”.
3 – São viáveis
Vale a pena investir em florestas se houver perspectiva de vendê-las para um cliente, como uma fábrica de celulose ou uma usina termoelétrica.
Fonte: Com informações da CEISEBR
Notícias em destaque





