Voltar

Notícias

17
out
2017
(PAPEL E CELULOSE)
Fios de Papel é Alternativa Sustentável para Produção de Tecidos

Com a população mundial aumentando freneticamente e as pessoas melhorando seus padrões de vida, o consumo de produto também cresce exponencialmente, o que é um péssimo comportamento de toda comunidade à pensar em termos sustentáveis.

Assim, a procura por roupas acompanha essa demanda mercadológica.

E, se pensando em algodão e fibras, torna-se urgente repensar sobre as alternativas mais sustentáveis para fabricar os tecidos, por isso, os fios de papel feitos de fibra de abacá (tipo de bananeira) ou da celulose da madeira aparecem como possíveis opções.

As vantagens são várias, como o uso do material sustentável, renovável e biodegradável feito a partir da celulose.

O processo de fabricação do fio de papel não usa substâncias perigosas ao meio ambiente e, por fim, pode ser reciclado biologicamente.

A empresa japonesa Oji Fiber Company se inspirou neste fio da sustentabilidade para produzir em massa o fio de papel chamado de OJO+. Confira o processo de produção:

Processo Inicial

Depois de cortar o caule nas raízes, um feixe de fibra é arrancado fora da bainha foliar, um a um.

Processo de Pastejo

Um caldeirão chamado “Chikyu Gama” é usado para fazer polpa de “Manila Hemp”.

A matéria-prima, a água e os produtos químicos necessários são adicionados ao caldeirão, que gira e vaporiza a mistura por várias horas a altas temperaturas.

Processo de Fabricação

O papel processado forma a polpa.

Processo de Corte

O papel cai de uma a quatro milímetros de largura por uma máquina especialmente desenvolvida.

Processo de Torção

O fio de fenda OJO + é torcido em fio de tecelagem ou tricô.

Conclusão

Forma-se o tecido e tricô.

Criação, Produção e Consumo

A Oji criou um sistema de produção que uniu tecnologia e sustentabilidade, tornando a produção, além de tudo, mais barata. Os fios de papel são feitos de fibra natural, fortes, finos e homogêneos.

O que há de se levar em conta, em termos culturais, é que as roupas feitas com fios de papel são usadas desde há muito tempo no Japão e tornou-se um costume tradicional que voltou a ser moda no século XXI.

O processo de fabricação de fios de papel é definitivamente diferente do fio de fiação convencional ou fio de filamento.

Papel Hanji, na Coréia

Além do Japão, outras empresas têxteis coreanas também estão inovando nessas pesquisas, principalmente com o Instituto Coreano para a Indústria da Malha.

Eles lançaram ao mercado o fio Hanji, que é feito de fibras celulósicas da casca da amoreira.

O tecido Hanji não é 100% feito de papel e se mistura com outras fibras, como a do algodão, linho, seda ou tencel.

Em suma, eles são mais leves e benéficos para o corpo humano, além de ser amigáveis ao meio ambiente se comparado à maior parte dos tecidos do mercado.

Esses tecidos são usados por várias empresas de vestuário, especificamente no mercado de roupas de trabalho, sendo um excelente exemplo de integração de materiais e tecnologia sustentável para promover a moda verde no mundo.

Fonte: CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs