Voltar

Notícias

19
jul
2017
(MADEIRA E PRODUTOS)
Três dicas práticas de como ganhar dinheiro com a plantação de Eucaliptos

José Mauro M. A. Paz Moreira é pesquisador da Embrapa Florestas e participou do Programa Globo Rural, no fim do ano passado. Ele respondeu a várias dúvidas sobre o mercado de eucalipto e deu valiosas dicas para Ganhar Dinheiro com a Plantação de Eucaliptos. Portanto, as afirmações abaixo são todas desse pesquisador.

Se você tem uma plantação de eucalipto ou pretende ter, mas ainda tem dúvidas de como é possível Ganhar Dinheiro com a Plantação de Eucaliptos, acompanhe o que ele disse.

“Os produtores que seguem as recomendações silviculturais e manejam as florestas adequadamente tem boas possibilidades caso tenham estudado minimamente o mercado que irão participar. Ter conhecimento sobre o mercado que se vai atender é fundamental”.

Confira as 3 Dicas do Pesquisador José Mauro Moreira para Ganhar Dinheiro com a Plantação de Eucaliptos

1 –Lucratividade do Plantio Florestal

Conforme o pesquisador Moreira, existem vários fatores a ser levados em consideração na produção de eucalipto para fins econômicos. Todos interferem na lucratividade do plantio. Mas, existem alguns principais, que são:

• Receita da Atividade: que é formada pela produtividade e pelo preço concebido pelo produtor,

• Custos Desembolsados: principalmente os de colheita e de transporte da produção até o consumidor final,

• Custos de Capital e da Terra Usada: representados pelo quanto o produtor ganharia se alocasse seu dinheiro e sua terra em outra atividade que não fosse essa floresta,

• Preço do Produto: é o fator que mais influencia, porém o produtor não tem nenhum poder sobre ele.

2 – Custos da Colheita e do Frete

Esses são os maiores gastos do produtor, conforme Moreira. Assim, o pesquisador faz os seguintes cálculos:

• Supondo que o consumidor de lenha pague 60 reais por metro da madeira e que ele consiga uma produção de 350 metros no sétimo ano. Assim, receita esperada é 21 mil reais por hectare.

• Porém, o gasto será de 4,5 mil reais para plantar a floresta e cuidar dela apenas no primeiro ano. No segundo, mais 1,5 mil reais. Sobraria, então, 15 mil reais.

• Se o custo da colheita ficar em 15 reais, na média, o gasto somaria 5,2 mil reais por hectare, sobrando apenas 9,7 mil reais por hectare.

• Sendo o custo do transporte 15 reais, sobra 4,5 mil reais para o produtor após o pagamento do transporte.

• Se esses custos de transporte for 25 reais, então, sobraria apenas 1 mil reais ao produtor.

• Agora, se o preço da madeira for 80 reais, mesmo com o frente caro, ainda sobrariam 8 mil reais por hectare ao produtor.

“Observa-se que mesmo com o preço mais baixo, o retorno é maior se o consumidor estiver mais próximo da produção, e pequenas variações no custo de frete tem forte impacto no valor que o produtor recebe pela madeira. Daí a importância de se ter a ideia desses custos”, comenta Moreira.

3 – Por Que Investir em Plantios Florestais

“Primeiramente, o produtor deve escolher o mercado que o mesmo pretende ofertar sua madeira antes de iniciar o plantio, orientando a escolha do material genético (espécie), o espaçamento do plantio, forma de manejo de maneira a produzir madeira adequada ao mercado selecionado”, diz o pesquisador da Embrapa.

Portanto, conforme ele, o ideal é observar o mercado como um todo e não um único consumidor.

“Isso é um risco que o produtor correrá, pois sem consumidores para vender pode ter um preço muito baixo ou ficar sem mercado”.

Com informações da Embrapa

Fonte: Embrapa/Celuloseonline

ITTO Sindimadeira_rs