Notícias
A cidade de Belo Horizonte será palco do Fórum nacional de carvão vegetal e do Fórum de energia da biomassa florestal, nos dias 8 e 9 de novembro de 2016.
Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e pelo Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o evento visa promover o desenvolvimento e gestão da cadeia produtiva de florestas energéticas, incentivando a busca de novos conceitos e tecnologias, gerando informações e conhecimentos sobre este segmento, bem como a sua importância na produção de energia da biomassa florestal.
A utilização dos biocombustíveis tem sido acompanhada de discussões sobre a sustentabilidade e a viabilidade financeira das cadeias produtivas. Esta tendência decorre da necessidade de reduzir os custos com energia, diminuir as emissões de gases nocivos ao meio ambiente, em detrimento a redução do consumo de combustíveis não renováveis.
No Brasil, aproximadamente 25,9% do consumo doméstico bruto de energia é derivado de produtos da biomassa florestal (lenha e carvão), além de um consumo de 24,8% pelo setor agropecuário e 12,8% pelo setor industrial. Além disso, segundo a Aneel (2014), a biomassa representa 30% dos empreendimentos de co-geração em operação no país.
Vale destacar, no caso do setor elétrico brasileiro, que o agravamento da crise hídrica está instigando o mercado a buscar novas fontes para geração de energia, promovendo um interesse cada vez maior pela biomassa agroflorestal.
O evento conta com a colaboração do Painel Florestal, portal Mais Floresta, Grupo Remade, Revista da Madeira, Revista Campo e Negócios Floresta e Portal Biomassabr.
Fonte: Painel Florestal
Notícias em destaque


