Madeiras : Celulose
Matéria-Prima
Pasta química (celulose)
é o material que, após cozimento, atinge pelo menos o grau roe 10, equivalente ao número de permanganato (tappi) 50, com um conteúdo máximo de lignina ao redor de 10%. Se os valores, após o cozimento, indicarem pasta mais dura, classificar o produto como pasta semiquímica ou a que corresponder.
Pasta semiquímica
é a pasta cuja remoção de lignina foi apenas parcial, atingindo grau roe de 10 a 28, equivalente ao número de permanganato (tappi) de 50 a 140. Geralmente, depois do cozimento, segue-se um desfibramento mecânico. Se os valores, após o cozimento, indicarem pasta mais dura, classificá-la como pasta mecanoquímica.
Pastas de alto rendimento
a) pasta mecânica
é a pasta de materiais ligno-celulósicos obtida por processo puramente mecânico.
b) pasta mecanoquímica
é a pasta de materiais ligno-celulósicos, obtida por processo de desfibramento, sofrendo um tratamento químico posterior ao desfibramento, atingindo grau roe 28 ou maior, equivalente ao número de permanganato (tappi) de 140 ou maior.
c) pasta quimimecânica (cmp)
é a pasta de materiais ligno-celulósicos prévia e levemente tratados com reagentes químicos, obtida por desfibramento a pressão atmosférica.
d) pasta termomecânica (tmp)
é a pasta obtida por desfibramento em desfibrador a disco, sob pressão, de materiais ligno-celulósicos previamente aquecidos com vapor saturado.
e) pasta quimitermomecânica (ctmp)
é a pasta obtida por desfibramento em desfibrador a disco, sob pressão, de materiais ligno-celulósicos prévia e levemente tratados com reagentes químicos.
Branqueamento
é considerada branqueada a pasta cujo grau de alvura é igual ou maior do que 80º ge e semi-branqueada quando seu grau de alvura situar-se entre 59 a 79º ge.
Celulose para dissolução
estas pastas podem ser ao sulfito ou ao sulfato branqueadas, intensamente refinados com um alto teor de fibras puras de alfa-celulose. O seu uso final normal é a produção de rayon, celofane, acetato, explosivos, etc.
Fonte: Bracepla