Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Canela-Raposa

Canela-Raposa

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Magnoliídeas
Ordem: Laurales
Família: LauraceaeGênero: Cinnamomum
Binômio específico: Cinnamomumsellowianum (Nees & Mart.) Kosterm.
Primeira publicação: Reinwardtia 6: 23. 1961.
Sinonímia botânica: Persea sellowiana Nees &Mart. (1833); Phoebe sellowiana (Nees & Mart.)Meisn. (1864).
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Paraná, canela, canela-raposae pau-de-raposa; em Santa Catarina, canela;e no Estado de São Paulo, cambará, canela evassourão-preto.Etimologia: o nome genérico é Cinnamomum;o epíteto específico é sellowianum.

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 1.300 mm, no Estado de São Paulo, a 1.500 mm, no Paraná.
Regime de precipitações: as chuvas são periódicas.

Solos
Cinnamomum sellowianum ocorre, espontaneamente, em terrenos rasos a profundos e de fertilidade variável. A maioria das vezes, ocorre em solos pobres, ácidos, com pH variando entre 3,5 e 5,5, com textura que varia de franca a argilosa e bem drenados. A canela-raposa tolera terrenos pedregosos e terraplanados. Solos mal drenados, como orgânicos, Gleissolo Melânico Alumínico (GleiHúmico) e Gleissolo Háplico Tb distrófico (Gleipouco Húmico) são pouco propícios ao seu desenvolvimento. Em plantios, o crescimento dessa espécie responde à profundidade efetiva e à riqueza química dos solos.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: a época de colheita é determinada pela mudança de coloração da cúpula, que passa do verde para o vermelho e o fruto passa do verde para o preto-azulado. Após a colheita – que geralmente é feita no solo –o fruto é lavado e macerado até a semente ficar livre da polpa carnosa. Em seguida, as sementes são deixadas em peneira, em ambiente ventilado, para secagem.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda-se proceder à semeadura em sacos de polietileno de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, em tubetes de polipropileno, tamanho grande ou eventualmente, em sementeiras, para posterior repicagem.
Germinação: é epígea e as plântulas são fanerocotiledonares. A emergência ocorre de 5 a8 dias após a semeadura. O poder germinativo é variável, de 15% a 70%. As mudas atingem porte adequado, para plantio, cerca de 6 meses após a semeadura.

Características Silviculturais
Cinnamomum sellowianum é uma espécie heliófila, que tolera o frio.
Hábito: a canela-raposa apresenta variações deformas, em plantios, desde boa forma de fuste a inadequada. Essa espécie rebrota da touça.
Sistemas de plantio: Cinnamomumsellowianum requer plantio misto, em consorciação com espécies de rápido crescimento.

Crescimento e Produção
Há poucas informações sobre o crescimento da canela-raposa em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Peso específico aparente (densidade aparente):a madeira da canela-raposa é moderadamente densa(0,56 g cm-3)
Cor: o alburno e o cerne não são diferenciados e apresentam coloração esbranquiçada.
Características gerais: textura média e grã direita.
Outras características: a madeira de C.sellowianum é medianamente resistente e de boa durabilidade.

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira dessa espécie é indicada apenas para uso interno, em construção civil (ripas e tabuado para paredes, esquadrias, marcos de portas e janelas); em marcenaria, é usada na fabricação de móveis e caixotaria, além de cabo de ferramentas e instrumentos agrícolas.
Energia: a madeira da canela-raposa produz lenha e carvão de qualidade regular.
Celulose e papel: essa espécie é recomendada para produção de papel.
Constituintes químicos: foram encontrados os seguintes metabólitos da casca dessa espécie:saponinas, taninos, alcaloides e óleos essenciais
Apícola: é espécie de potencial melífero, produzindo néctar e pólen.
Paisagístico: a canela-raposa possui atributos ornamentais que a recomendam para arborização paisagística.
Plantios com finalidade ambiental: Cinnamomum sellowianum é uma espécie muito procurada pela avifauna, sendo as aves seus principais dispersores. É também usada para restaurar ambientes fluviais ou ripários (MataCiliar) em locais com ausência de inundação.

Espécies Afins
O gênero Cinnamomum Schaeff. contém entre250 e 300 espécies), a maior parte nos trópicos do continente asiático, principalmente no sudeste da Ásia. Nas Américas, existem cerca de 50 espécies, das quais 15ocorrem no Brasil. Alguns espécimens de C. sellowianum apresentam folhas muito estreitas e assemelham-se aC. stenophyllum (Meisn.) Vattimo-Gil, embora a primeira espécie sempre tenda a ter folhas ao menos sub-3-plinervadas e domácias distintas. Em C. stenophyllum, as folhas são sempre peninervadas e não apresentam domácias primárias

Jooble Neuvoo