Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Carvalho do Cerrado

Carvalho do Cerrado

Taxonomia e Nomenclatura
Divisão: AngiospermaeClado: Eudicotiledôneas
Ordem: Proteales
Família: ProteaceaeEspécie: Roupala montana Aublet
Publicação: Pl. Guian. 1:83, t.32, 1775
Sinonímia botânica: Roupala brasiliensisKlotzsch; Roupala ochrantha Mart.
Nomes vulgares por Unidades da Federação: no Acre, pauconserva; no Distrito Federal,carnedevaca, caxuá e farinhaseca; em Minas Gerais, carnedevaca e carvalho; no Estado do Rio de Janeiro, carnedevaca; e no Estado de São Paulo, canjica, carnedevaca e catingadebarrão.
Etimologia: o nome genérico Roupala é nome comum usado nas Guianas; o epíteto específico montana vem das terras altas, ou ainda “plantarústica”

Clima
Precipitação pluvial média anual: de 830 mm, na Chapada Diamantina, a 2.600 mm, no Amapá.
Regime de precipitações: chuvas uniformemente distribuídas em Jaguariaíva, PR, e chuvas periódicas nos demais locais.

Solos
Roupala montana ocorre, naturalmente, em solo de fertilidade química baixa. Contudo, essa espécie não acumula alumínio nas suas folhas.

Tecnologia de Sementes
Colheita e beneficiamento: os frutos devem ser coletados quando passam da coloração esverdeada e consistência carnosa para coloração castanho parda e consistência lenhos acoriácea, no início do processo de deiscência e disseminação das sementes. Após a coleta, os frutos devem ser levados para ambiente ventilado para completar a deiscência e possibilitar a extração das sementes.

Produção de Mudas
Semeadura: recomenda se semear em sementeiras e depois repicar as plântulas para sacos de polietileno de 20 cm de altura e 7 cm de diâmetro, ou em tubetes de polipropileno de tamanho médio. A repicagem deve ser efetuada de 4 a 6 semanas, após a germinação.
Germinação: é epígea ou fanerocotiledonar. A emergência tem início de 25 a 60 dias após a semeadura. O poder germinativo é variável, até70 %. As mudas estão prontas para o plantio cerca de 9 meses após a semeadura.

Características Silviculturais
O carvalho do cerrado é uma espécie heliófila, medianamente tolerante às baixas temperaturas.
Hábito: variável e irregular, sem dominância apical definida. Não apresenta desrama natural, necessitando de poda de condução e de poda dos galhos, periódica e freqüente.

Crescimento e Produção
Não há dados disponíveis sobre o crescimento dessa espécie em plantios. Contudo, seu crescimento é lento.

Características da Madeira
Massa específica aparente (densidade):madeira densa (0,93 g.cm3) a 12 % de umidade.
Densidade básica (densidade): 0,77 g.cm3.
Cor: o cerne é marrom, distinto do alburno marrom avermelhado claro.
Características gerais: grã direita; textura grossa; brilho moderado; cheiro imperceptível e gosto indistinto.
Preservação: quando tratado sob pressão, o alburno é fácil de se preservar com creosoto e com CCAA. Já o cerne é difícil de se preservar com CCAA, ainda que sob pressão.
Secagem: muito rápida em estufa, apresentando tendência moderada a encanoamento forte e a torcimento médio no programa de secagem 3.
Trabalhabilidade: com plaina: é fácil de se trabalhar, garantindo acabamento regular; com lixa: fácil de se trabalhar, permitindo acabamento regular; no torno: regular para se trabalhar, com acabamento bom; com broca: regular para se trabalhar, garantindo um acabamento bom.
Outras características: a figura tangencial é de aspecto áspero, causada pelo parênquima radial, e a figura radial em faixas largas é contrastada e de aspecto bastante singular.

Produtos e Utilizações
Apícola: planta melífera com produção de pólen.
Artesanato: os galhos secos, as folhas e os frutos compõem os arranjos florais denominados “flores do planalto” comercializados nas feiras de Brasília, DF .
Madeira serrada e roliça: a madeira do carvalho do cerrado pode ser usada em construção civil, na fabricação de móveis, artigos domésticos decorativos, torneados e em lâminas.
Celulose e papel: a madeira dessa espécie é inadequada para esse uso.
Energia: lenha e carvão de boa qualidade.
Plantios com finalidade ambiental: Roupala montana é recomendada para recuperação de ecossistemas degradados e restauração de ambientes fluviais ou ripário em locais seminundação. Foi encontrada em regeneração natural em área de voçoroca em Minas Gerais.

Espécies Afins
O gênero Roupala Aublet é representado por 51espécies espalhadas pela América Tropical (desde o México até a Argentina), Nova Caledônia e Austrália. Mais da metade das espécies ocorrem no Brasil, onde apresenta vasta área de ocorrência, nas regiões Norte, Sul e Sudeste. Atualmente, Roupala montana está dividida em quatro variedades: brasiliensis, impressiuscula,montana e paraensis .R. montana é muito parecida com R. brasiliensis

Jooble Neuvoo