MENU
Agrossilvilcultura
Bioenergia
Certificao
Colheita Florestal
Construo
Editorial
Feiras
Gesto
Madeiras Americanas
Pisos
Secagem
Teca
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°121 - NOVEMBRO DE 2009

Feiras

FEMADE ser brao da Ligna para a Amrica Latina

“Acreditamos que a FEMADE pode ser uma Ligna não só para o Brasil, mas para todo o mercado da América Latina. Ela tem plenas condições para assumir este papel”. A afirmação é de Martin Folkerts, diretor global da Deutsche Messe AG, maior organizadora de feiras do mundo e responsável pela comercialização e divulgação internacional da FEMADE - Feira Internacional para a Indústria da Madeira, Móveis e Setor Florestal, que acontece de 24 a 28 de maio de 2010, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR).

A empresa alemã é a mesma que organiza a Ligna Hannover - uma das principais feiras para a indústria florestal e madeireira do mundo-, e que neste ano reuniu 1.758 empresas de 50 países e atraiu 83 mil visitantes. A próxima edição da Ligna, que ocorre a cada dois anos, será em 2011, de 30 de maio a 3 de junho, em Hannover, na Alemanha.

Segundo Folkerts, que desembarcou no Brasil para uma série encontros envolvendo organizadores, empresários e veículos de imprensa do setor, o Brasil não vinha recebendo a devida atenção das companhias européias. “Muitas empresas estão interessadas em ampliar seus negócios nos setores florestal, madeireiro e moveleiro, mas não conhecem o país e nunca tiveram a oportunidade de participar de um evento que facilitasse a presença delas”.

Internacionalização

Para mudar este cenário e facilitar a penetração das empresas no continente, a FEMADE 2010 projetou o International Pavillion, uma área de exposição dedicada exclusivamente aos expositores do exterior. “Eles ficarão concentrados em uma área especial da feira, que dará todo o suporte necessário para a abertura de contatos e estreitamento das relações com os visitantes e empresas nacionais”, explica Constantino Baümle, diretor presidente da Hannover Fairs Sulamérica, responsável pela organização e promoção da FEMADE em conjunto com a Deutsche Messe AG.

Folkerts acrescenta, ainda, que todos os expositores da Ligna, além de associações latino-americanas, européias e asiáticas, serão contatados e receberão informações sobre a feira brasileira. O dirigente elogiou ainda a realização do evento na capital paranaense. “É muito importante que a FEMADE aconteça em Curitiba, a capital brasileira da madeira, uma cidade de destaque no exterior, capital de um estado com atuação no setor madeireiro e que está próxima de todos os pólos produtores de madeira e móveis do país e até de alguns países vizinhos”, disse.

Rodada Internacional de Negócios

Ainda dentro da proposta de internacionalização da Femade, o evento contará com a realização de uma Rodada Internacional de Negócios, focada no setor madeireiro.

O encontro irá reunir empresários brasileiros ligados ao setor da madeira e importadores internacionais, especialmente europeus e latino-americanos. O objetivo é reunir mais de 100 empresários em um grande encontro de negócios focando principalmente nas vendas de produtos de madeira com maior valor agregado, o que gera maior número de empregos e receita ao Brasil.

FEMADE adota novo calendário a partir de 2011

A 6ª. edição da FEMADE - Feira Internacional para a Indústria da Madeira, Móveis e Setor Florestal, acontece entre os dias 24 e 28 de maio de 2010, no Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Contudo, para evitar a grande concentração das feiras do setor nos anos pares e sincronizar as ações da FEMADE com a realização da Ligna, a organização do evento decidiu que, a partir de 2011, ele passa a ser realizado nos anos ímpares. “Assim, teremos uma edição da feira em 2010 e outra em 2011, sendo que na sequência ela passa a ser realizada a cada dois anos”, explica Constantino Baümle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica, empresa promotora do evento.

“O setor solicitou esta mudança e, como organizadores e prestadores de serviços, temos que nos adaptar. Seguimos a vontade do mercado, e a mudança acaba sendo positiva para a sinergia que buscamos entre Femade e Ligna”, destaca Martin Folkerts, diretor global da Deutsche Messe AG.

A proposta conta, ainda, com o apoio da Câmara Setorial para Máquinas e Equipamentos para Madeira (CSMEM) da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos)

FEMADE ampliou área de exposição

A boa aceitação do mercado para a realização de um evento forte e focado na cadeia produtiva da madeira e a introdução dos eventos Expo Marcenaria e Mundo da Madeira levou os organizadores da FEMADE - Feira Internacional para a Indústria da Madeira, Móveis e Setor Florestal a ampliarem a área de exposição. Hoje, o evento conta com cerca de 7 mil m² de área líquida para exposição de empresas do setor de máquinas e equipamentos para indústria da madeira, móveis e florestal.

“Nossa previsão inicial é receber 150 empresas do Brasil e exterior, sendo que a partir deste mês daremos início ao processo de comercialização internacional da feira, por meio dos escritórios e representações comerciais da Deutsche Messe AG no exterior e, também, vamos ampliar nossas visitas aos pólos madeireiros e moveleiros”, argumenta Constantino Baümle, diretor presidente da FEMADE, que estima a visita de aproximadamente 13 mil profissionais da cadeia produtiva da madeira do Brasil e do exterior.

Mundo da Madeira

A ampliação da feira também ocorre com o incremento do “Mundo da Madeira”, uma área de exposição exclusiva dedicada a empresas ligadas a produção de artefatos de madeira, componentes, construção civil e seus acessórios. É a forma que a organização da FEMADE achou para valorizar e implementar negócios neste importante segmento da economia nacional. A área de exposição também será um showroom de produtos de madeira.

Para acompanhar o mapa da feira e conhecer os setores de exposição, acesse o site www.feirafemade.com.br, no link “Planta Feira”.

Expo Marcenaria

Evento direcionado para empresas de marcenaria, concentrando-se principalmente na revenda de máquinas, matérias-primas, equipamentos e acessórios para o setor. O objetivo é dar aos profissionais a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e fornecer mais informações sobre novos produtos, tecnologia e qualificação profissional.

Seminário Uso Sustentável da Madeira

De 24 a 25 de maio de 2010 das 14h às 18h tem por objetivo promover a adoção de práticas que contribuam para a sustentabilidade econômica e ambiental do setor madeireiro. Serão apresentadas técnicas e informações que representem vantagens competitivas para as empresas do setor.

1º Fórum Brasileiro de Revendas de Produtos de Marcenaria.

27 de maio de 2010 das 14h às 18h. Iniciativa inédita, que abre espaço para os revendedores debaterem os problemas e perpectivas do setor, tendo em vista preparar as revendas para atuarem como agentes de renovação da marcenaria.

Fonte: Elaborada pela Equipe Jornalística da Revista da Madeira