Voltar

Notícias

12
jan
2012
(PAPEL E CELULOSE)
China pode ser deter 70% da demanda adicional de celulose de mercado
Especialistas anunciaram suas expectativas sobre o setor de C&P na China. Tudo indica que o país asiático fará bons negócios. Segundo os analistas do CitiGroup, a China acrescentou cerca de 6,5 milhões de toneladas em capacidade de produção de papel para imprimir e escrever no período de 2010 e 2011, exigindo grandes estoques de celulose.

“O mercado papeleiro chinês agora tem uma enorme superoferta e, uma repetição da explosão de importações de celulose como em 2009, quando apontou alta de 42% em volume ano a ano, é muito improvável. As exportações de papel chinesas chegaram ao limite, devido às medidas antidumping adotadas pelos EUA e pela Europa, e a capacidade nova terá de ser absorvida no mercado doméstico”, avaliam.

Por sua vez, para o Banco Fator, a expectativa é que a demanda por celulose não repita a volatilidade apresentada nos últimos anos. “Além do próprio crescimento da demanda, que esteve bem acima da média mundial nos últimos anos, o aumento da produção de papel em escala industrial, em linhas de produção de última geração, e a baixa produtividade das plantas locais de celulose, resultam em dependência crescente por celulose de mercado”, dizem.

Por fim, os especialistas projetam que a China será a responsável por 70% da demanda adicional de celulose de mercado nos próximos anos. “Apesar do restante dos principais países emergentes não possuírem, em sua maioria, a relevância da China no mercado, as taxas de crescimento são significativas e a comparação do consumo per capita com o dos países desenvolvidos atesta o grande potencial desses mercados, que se tornarão os mais importantes à indústria nos próximos anos, inclusive o mercado chinês”, concluem.

Fonte: Infomoney/Adaptado por CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs