Voltar

Notícias

27
dez
2011
(QUEIMADAS)
Acre registra redução de 60% em índice de queimadas na Amazônia em 2011
O índice de queimadas nos 22 municípios do Estado apresentou redução em 2011. Levantamento do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) apontou queda de 60% na quantidade de ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado.

O aumento da fiscalização, a certificação das propriedades e o uso de técnicas alternativas ao uso do fogo foram alguns dos fatores responsáveis pela diminuição dos focos de calor. Além disso, a recuperação de áreas degradadas e o uso da mucuna preta aumentou a produtividade do homem do campo e fez cair às práticas das queimadas.

De acordo com o presidente do Imac, Fernando Lima, as políticas públicas implementadas este ano pelo Estado foram essenciais no processo de redução no índice de queimadas. “O incentivo a psicicultura, ao manejo comunitário bem como o trabalho com roçados sustentáveis, os programas de recuperação de áreas degradadas e o trabalho com a mucuna uma leguminosa que recupera as áreas improdutivas, tudo isso contribuiu para essa redução”, esclarece.

Roçados Sustentáveis

Por meio do programa, os agricultores que aderem aos roçados sustentáveis recebem bônus de R$ 500 em incentivo a essa prática positiva. Mais de 10 mil pessoas são beneficiadas com a iniciativa voltada para a importância de produzir sem degradar o meio ambiente. O trabalho tem um resultado que vai além da dimensão econômica. Para o senador Aníbal Diniz (PT-AC), esse é o caminho que pode levar à preservação ambiental das florestas brasileiras e alternativa para viabilidade do novo Código Florestal.

Fonte: Mirela Pinheiro - portalamazonia@redeamazonica.com.br

Sindimadeira_rs ITTO