Voltar

Notícias

20
dez
2011
(INDÚSTRIA)
Crise já mostra seus efeitos em segmentos da indústria
O fim de ano será mais complicado para algumas indústrias brasileiras. A Suzano Papel e Celulose informou que apresentará aos portadores de títulos de dívida (debêntures) emitidos por ela uma proposta de alongamento de prazos em função do alto nível de alavancagem da companhia acarretado pelos projetos de expansão de sua capacidade produtiva. Na assembleia que realizará, a empresa deverá apresentar um prêmio a ser pago a esses investidores.

Na Bahia, os 1.800 trabalhadores de seis fábricas da Vulcabras/Azaleia receberam um presente de Natal amargo: a empresa anunciou na última sexta-feira o fechamento de seis unidades no estado. De novembro a dezembro, a companhia confirma a demissão de 1.500 funcionários no estado. Em todo o ano, o número de trabalhadores desligados pela empresa na Bahia pode chegar a 4 mil, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Calçados de Itapetinga e Região. Em nota, a empresa afirma que os 1.800 trabalhadores poderão ser transferidos para outras unidades, ou serão indenizados.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) recuou 0,5 ponto em dezembro, para 54,8 pontos. Na comparação com o mesmo mês de 2010, no entanto, o indicador caiu 6,7 pontos.

Por outro lado, empresas como Gerdau e Marcopolo anunciaram investimentos. A siderúrgica inicia a segunda etapa de investimentos na Usina Monroe, em Michigan, nos EUA, com aporte de US$ 67 milhões. Já a Marcopolo aplicará R$ 140 milhões em 2012.

Fonte: DCI

ITTO Sindimadeira_rs