Voltar

Notícias

13
dez
2011
(GERAL)
Ipef realiza Programa de Preparação de Gestores Florestais
Com a proposta de aproximar os engenheiros florestais recém-formados de professores, pesquisadores e profissionais experientes que atuam em grandes empresas do setor florestal, o Ipef (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) realizará o segundo ciclo do Programa de Preparação de Gestores Florestais (PPGF), que visa a capacitação dos profissionais que atuarão na área florestal.

O primeiro ciclo do programa foi de 39 dias de atividades nas instalações do Ipef – Unidade Monte Alegre, com apresentações de trabalhos individuais, coletivos e visitas a seis grandes empresas do setor florestal (Fibria, Suzano, Duratex, Cenibra, ArcellorMittal BioEnergia e International Paper). Nas visitações, os futuros engenheiros conheceram diferentes aspectos de plantios florestais produtivos, sistemas de produção de chapas de madeira, celulose e carvão, além de detalhes intrinsecamente ligados ao setor florestal.

O segundo ciclo do programa será realizado entre os dias 9 de janeiro e 17 de fevereiro de 2012, também na unidade Monte Alegre do instituto em Piracicaba, interior de São Paulo e contará com a presença de diretores, gerentes e profissionais qualificados de diferentes áreas das empresas apoiadoras, (ArcellorMittal Bioflorestas, Bahia Specialty Celulose, Caxuana, Cenibra, Duratex, Fibria, International Paper, Klabin, Masisa, Suzano, Veracel, Eldorado Celulose e V&M), além de profissionais convidados que tenham reconhecidamente contribuído para o desenvolvimento do setor florestal e professores de diferentes universidades nacionais e internacionais.

Este ano integrarão o PPGF seis módulos: integração (apresentação das empresas mantenedoras do programa), recursos humanos (temas relacionados com inter-relações pessoais, comunicação e administração de conflitos), finanças (temas relacionados com orçamentos e custos), processos produtivos (dos produtos celulose, chapas, carvão e controle de qualidade), socioambiental (temas relacionados com legislação florestal, certificação florestal e relações com as comunidades) e estratégico (com temas que procuram abordar as tendências nos diferentes segmentos florestais). Também estão previstas mais quatro visitas técnicas a empresas e a uma instituição da área florestal.

Para o engenheiro florestal e coordenador operacional do PPGF, Admir Lopes Mora, “é gratificante saber que de 19 participantes do primeiro ciclo, 14 já estão trabalhando em empresas florestais, ou seja, o programa os ajudou a migrar do curso acadêmico para sua área de trabalho, dando uma base maior do que de quem não teve oportunidade de participar. Apesar das inscrições serem restritas para engenheiros florestais formados esse ano, há uma grande procura de outros profissionais na área florestal de todo o Brasil", conclui.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro pelo site http://www.ipef.br/gestores/.

Fonte: CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO