Voltar

Notícias

12
dez
2011
(MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS)
Setor de máquinas para madeira registra faturamento de 52,6%
Entre os setores da indústria de bens de capital mecânicos, o de máquinas para madeira registrou o maior faturamento bruto real no acumulado de 2011 (janeiro a outubro) na comparação com o mesmo período de 2010: 52,6%. De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos - Abimaq, Luiz Aubert Neto, o resultado é decorrente do programa Minha Casa, Minha Vida.

A participação do setor no faturamento da indústria é de 0,94%. Enquanto os setores de máquinas agrícolas e bens sob encomenda têm participação de 12,38% e 16,79%, respectivamente, e se destacaram entre os resultados positivos no mesmo período.

O faturamento bruto real da indústria de bens de capital mecânicos registrou, no mês de outubro, apresentou queda de 5,8% comparado com o mês anterior. No acumulado de janeiro a outubro de 2011, o resultado foi de R$ 67.513 bilhões, o que representa um crescimento de 11,2% na comparação com o mesmo período de 2010. Porém, esse crescimento se dá sobre uma base de comparação baixa, aquém do resultado obtido em 2008.

Mercados

Os setores de máquinas para logística e construção civil e infra-estrutura e indústria de base influenciaram o crescimento das exportações em 2011. O maior volume de transações acontece entre a empresa matriz e as subsidiárias, distribuídas em diversos países, como o Brasil. Os principais destinos das exportações são os Estados Unidos, Argentina, Países Baixos (Holanda) e México.

Já o crescimento das importações foi puxado por máquinas para logística e construção civil, máquinas para bens de consumo e máquinas para a indústria de transformação. Entre as principais origens das importações cabe destacar Estados Unidos, Alemanha e China. A participação da China no mercado nacional é crescente. O país ocupava a 10ª posição em 2004 e atualmente é o 3º principal em termos de valor e o 1º em termos de quilo importado.

Fonte: eMobile

Sindimadeira_rs ITTO