Voltar

Notícias

14
nov
2011
(AQUECIMENTO GLOBAL)
Setor moveleiro de Bento Gonçalves apresentou aumento de 16,7% em seu faturamento em 2010
Também no ano passado, o índice superou os R$ 2 bilhões, correspondendo a 42,13% do faturamento do setor no Rio Grande do Sul, demonstrando que o segmento tem forte representatividade na economia gaúcha. Esses números confirmam a posição do setor como o carro chefe da economia do município.

Além disso, o setor é o segundo maior em números de empresas registradas no município, perdendo apenas para o setor metalúrgico, que detém a fatia de 41,5% do total de empresas. São 300 empresas do ramo moveleiro (35,4%), de acordo com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), ante 352 do setor metalúrgico.

No que diz respeito às exportações, o Panorama Socioeconômico evidenciou que, após a queda no ano de 2009, as vendas de móveis de indústrias bento-gonçalvenses para outros países voltaram a crescer, alcançando US$ 63 milhões em 2010. No entanto, no Brasil e no Rio Grande do Sul, os patamares alcançados ainda estão abaixo de 2008 (ano em que se enfrentou a crise econômica mundial), enquanto que Bento Gonçalves apresenta melhor recuperação.

Fonte: Movergs

Sindimadeira_rs ITTO