Voltar

Notícias

08
nov
2011
(GERAL)
Sebrae-SP vai capacitar seringueiros da região de Barretos
Em parceria com a APABOR - Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha, Sindicato Rural de Barretos, Secretaria de Agricultura de Barretos, CATI e APTA – Agência Paulista de Tecnologia de Agronegócios de Colina, o Sebrae-SP inicia um projeto para capacitar seringueiros da região de Barretos.


O grupo foi iniciado na noite do dia 31 de outubro em um evento na sede do Sindicato Rural do Vale do Rio Grande, com a participação de cerca de 70 produtores. Os participantes conheceram o AgroSebrae – novo programa do Sebrae-SP para o atendimento de pequenas propriedades rurais -, discutiram a implantação e condução do seringal e gerenciamento da sangria.


Os objetivos da criação do grupo são propor ações em conjunto para a capacitação dos produtores, fomentar o empreendedorismo rural e melhorar a competitividade dos produtores, através da melhoria do produto, dos processos de gestão das propriedades e acesso a mercados.


“A heveicultura é economicamente viável e pode ser lucrativa também para os pequenos produtores. A demanda por borracha natural está crescendo no país e os proprietários precisam se organizar para atender o mercado. Na região de Barretos são muitos os que atuam no setor e estamos propondo uma ação para beneficiarmos um grande grupo de seringueiros, que estão em diferentes estágios de produção, comercialização e organização”, comenta Tatiana Candeo, gestora de agronegócios do Sebrae-SP e uma das responsáveis pelo projeto.


A estimativa do Sebrae-SP é compor um grupo de 120 produtores. Os interessados em participar podem fazer adesão na unidade do Sebrae-SP em Barretos, através do telefone (17) 3323-2899 ou pessoalmente na Rua 14,735.


Produção de borracha natural no Brasil


A produção nacional de borracha natural chegou a 130 mil toneladas em 2010. A produção total, porém, atende apenas a 30% da demanda interna. Até 2030 estima-se que essa demanda alcence um milhão de toneladas. O estado de São Paulo representa 55% desse total.


AgroSebrae


O Sebrae-SP oferece dois tipos de atendimento pelo AgroSebrae: individual e coletivo. No individual, o produtor rural que deseja receber apoio para sua produção pode procurar o escritório regional em sua região. No local, ele encontrará orientação sobre as ferramentas disponíveis para organizar e melhorar a gestão de sua propriedade rural. Podem participar produtores com propriedades rurais de área total de até 100 hectares e empresários de agroindústrias formalizados ou com intenção de formalizar seu negócio.

Fonte: ANDREOLI MSL BRASIL /Portal do Agronegócio

ITTO Sindimadeira_rs