Voltar

Notícias

07
nov
2011
(GERAL)
Lages recebe 3° Congresso Internacional do Pinus
Apesar de o Brasil possuir uma das maiores florestas naturais do mundo, 480 milhões de hectares, são as florestas plantadas que fornecem toda a matéria-prima necessária para a produção de celulose e painéis reconstituídos, segundo informãção divulgada pelo o diretor de Novos Investimentos no Brasil para a GFP (Global Forest Partners), Cláudio Ortolan. "As florestas plantadas cobrem cerca de 6,5 milhões de hectares, apenas 0,7% da superfície do país, mas a colheita nessas áreas é muito relevante, similar a do Canadá", afirma o diretor, que falará sobre as perspectivas para o segmento no 3° Congresso Internacional do Pinus, que será realizado em Lages (SC), nos dias 17 e 18 de novembro.

De acordo com o especialista, enquanto a produção mundial de celulose cresceu apenas 6% entre 2000 e 2008, no mesmo período a produção brasileira aumentou 73%. "O Brasil já é o 4º maior produtor mundial de celulose, será o terceiro no futuro próximo. Apesar disso, o país tem um consumo específico de papel muito reduzido. Há muito espaço para crescer ainda", revela o executivo.

Ortolan explica ainda que a demanda de matérias-primas nesses setores flutua ao longo dos anos devido a estrutura e às condições dos mercados dos vários produtos e ao perfil da comercialização. "Essas flutuações da demanda se refletem também na oferta da matéria-prima, especialmente em face da redução verificada na implantação de novas áreas florestais e do consequente acirramento da competição pela matéria-prima", afirma.

Evento

O 3° Congresso Internacional do Pinus faz parte da programação do Florestal&Biomassa - Encontro Latino-americano de Base Florestal e Biomassa, que será realizado de 17 a 19 de novembro, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, de Lages (SC). Além do Congresso, o evento terá o Fórum Brasileiro de Biomassa Florestal, no dia 19, e a Expo Florestal&Biomassa, uma feira de insumos e produtos da silvicultura, máquinas e equipamentos para as indústrias de madeira, papel e celulose e biomassa, vai levar até os visitantes as principais novidades para a atividade florestal.

O evento é uma realização do Sindimadeira de Lages e da Associação Rural de Lages, com promoção e organização da Hannover Fairs Sulamérica e apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo, e das Prefeituras de Lages, Otacílio Costa e Correia Pinto, entre outras importantes entidades.

Fonte: CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO