Voltar

Notícias

01
nov
2011
(MADEIRA E PRODUTOS)
Suzano dá explicação sobre testes com eucaliptos transgênicos no PI
O 180graus informou no último dia 27/10, no blog Aquiles Nairó, que empresa de biotecnologia FuturaGene (ligada à Suzano Celulose) pediu autorização da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança ( CTNBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, fazer campo de testes em floresta experimental de eucalipto no município de Passagem Franca-PI.

De acordo com a nota, será usada uma área de 2,6ha só com produtos geneticamente modificados. A empresa, que é ligada à Suzano Celulose quer fazer teste em floresta transgênica no Piauí para avaliar se seu produto (eucalipto) geneticamente modificado deve ir ao mercado.

Na sexta-feira(28) a Suzano Celulose entrou em contato com o 180graus para falar mais sobre a FuturaGene e o trabalho de testes que será realizado em território piauiense.

‘A FuturaGene é uma empresa de capital brasileiro, pois foi adquirida pela Suzano Papel e Celulose em 2010, e possui laboratórios no Brasil (Itapetininga), em Israel e na China.’, declarou a assessoria.

A empresa informou que está solicitando à CTNBio permissão para efetuar testes de campo no Piauí para avaliar a segurança e o impacto desta tecnologia no meio ambiente antes de levar o produto ao mercado. ‘Portanto, até o momento não foi feito plantio de eucalipto geneticamente modificado neste Estado. A comercialização do produto também está vinculada à aprovação da CTNBio, sem prazo concreto para acontecer. Todo o processo é feito de acordo com a legislação brasileira, de forma bastante transparente.’, disse o comunicado da empresa.

Fonte: 180graus

Sindimadeira_rs ITTO