Voltar

Notícias

27
out
2011
(GERAL)
Revolucionário sistema construtivo em madeira chega ao mercado
O Sistema construtivo inovador, fruto da parceria entre as empresas Plantar e Montana Química, aperfeiçoa radicalmente a construção em madeira tratada no Brasil. O novo conceito atende pelo nome de Sistema Construtivo Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor. “O Grupo Plantar não vende eucalipto, vende Amaru.

Assim como a Montana não vende stain, vende Osmocolor”, afirma Ricardo Moura, vice-presidente do Conselho do grupo Plantar e diretor da Plantar Empreendimentos e Produtos Florestais. A comparação bem-humorada tem tudo a ver com qualidade e o compromisso das duas empresas, líderes nos respectivos segmentos, com a excelência em seus produtos. A mensagem também sintetiza a união de esforços em torno da nobreza da madeira como matéria-prima, sem comparação com qualquer outro material construtivo tanto pelo alto desempenho físico-mecânico, quanto pelo aspecto ecológico.

Amaru é madeira de eucalipto tratada com o preservativo Osmose K-33 CCA, uma matéria-prima muito especial. “Foi desenvolvida a partir de uma variedade de eucalipto comprovadamente adequada à construção civil e, então, clonada com exclusividade pela Plantar que há 43 anos pesquisa e desenvolve tecnologia florestal no País. Cada muda de eucalipto produzido tem o DNA da matriz, permitindo aquilo que tecnicamente se denomina reprodutibilidade e rastreabilidade de cada peça de Amaru.

O cliente poderá saber com segurança a origem e o DNA.” Amaru Perfilado é um sistema construtivo com produto padronizado no comprimento e em diâmetros das peças com 11, 13 e 15 centímetros para as mais diversas finalidades na obra. “As toras não apresentam problemas de fendilhamento nem de conicidade. O sistema permite ao construtor maior rapidez na execução de encaixes com excelente padrão de qualidade, além de facilidade no transporte e armazenamento das peças.

O tratamento preservativo e o acabamento com Osmocolor Stain asseguram durabilidade e beleza à obra”, destaca Ricardo. Em construção – Na primeira fase do projeto, a Montana e a Plantar estão empenhadas num trabalho de treinamento para profissionais em rede nacional, utilizando a infraestrutura das revendas parceiras. Trata-se do “Curso de Capacitação de Mão-de-obra para Montagem de Estruturas de Madeira Roliça” utilizando Amaru e Osmocolor. “No curso de três dias – explica Ricardo Moura – ministrado por um arquiteto e um carpinteiro experientes, são apresentados e executados vários tipos de estruturas em madeira usadas na construção civil como, por exemplo, tesouras, pilares simples, duplos e sanduíche, entre outros.

Os participantes fazem aplicações de Osmocolor em três demãos e levam amostras do produto para treinar em casa. O público-alvo é composto por arquitetos, engenheiros, carpinteiros e empreiteiros. Já foram treinadas 23 turmas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, num total aproximado de 200 profissionais.”

Na segunda fase, os cursos são ministrados por duas arquitetas, que nbspapresentam modelos de projetos residenciais e comerciais, além de demonstração prática da melhor maneira de conceber e representar graficamente uma estrutura de madeira. “São feitos os detalhamentos de encaixes, das instalações hidráulicas e elétricas, mantas para telhados, interfaces com alvenaria, entre tantos outros itens. Os participantes recebem um exemplar do ‘Manual para Fabricação e Montagem de Estrutura de Amaru Perfilado com Acabamento em Osmocolor’.

A idéia é que este material vire uma nova referência técnica para engenheiros e arquitetos executarem seus projetos.” Num verdadeiro círculo virtuoso, estas iniciativas conjuntas se complementam com o lançamento pela Montana do “Manual de Projetos e Construção de Estruturas em Peças Roliças de Madeira de Reflorestamento”, baseado na tese de mestrado do engenheiro Leandro Dussarrat Brito, da USP, juntamente com a implementação da norma ABNT 7190 para estruturas de telhado e das categorias de uso da madeira tratada na construção civil.

O projeto que une a Plantar e a Montana aposta na qualidade e na sustentabilidade. São duas empresas brasileiras investindo no treinamento e capacitação de mão-de-obra local, para desenvolver o mercado da madeira tratada no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação

ITTO Sindimadeira_rs