Voltar

Notícias

07
out
2011
(PAPEL E CELULOSE)
Produção de celulose sobe em agosto e chega a 1,21 mi de t
A produção de celulose no Brasil cresceu 4% em agosto em relação ao mesmo mês de 2010, enquanto as exportações do insumo dispararam 15,8% no mesmo período. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), em agosto foram produzidas 1,21 milhão de t de celulose, ante 1,16 milhão de t no mesmo período do ano anterior. Essa produção também representa crescimento de 4,5% em comparação a julho.

No acumulado do ano, a produção de celulose foi de 9,34 milhões de t e mostra estabilidade em relação aos oito primeiros meses de 2010.

As exportações de celulose, por sua vez, foram de 785 mil toneladas em agosto, alta de 15,8% ante agosto de 2010 e de 22,5% em relação a julho. No ano, entretanto, o crescimento é de 1%, chegando a 5,58 milhões de toneladas.

De acordo com a Bracelpa, a Europa se mantém como o maior destino das exportações brasileiras de celulose, com US$ 1,56 bilhão entre janeiro e agosto. O volume corresponde a um avanço de 14,1%em comparação ao mesmo intervalo do ano passado.

A segunda colocada China, por sua vez, mostrou recuo de 1% nas exportações no mesmo período, chegando a US$ 790 milhões.

Produção menor

Ainda de acordo com a Bracelpa, em agosto a produção de papel recuou 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, para 831 mil t. Em comparação a julho, é observada alta de 0,4%.

No acumulado do ano, a produção de papel no Brasil totaliza 6,54 milhões de t, queda de 0,3%.

As vendas domésticas de papel totalizaram 459 mil toneladas no oitavo mês do ano, queda de 1,1% na comparação anual e alta de 5% na comparação mensal. Deste total, 149 mil t corresponderam a papéis para embalagens e 142 mil mil corresponderam a papéis de imprimir e escrever.

No ano, a queda nas vendas domésticas de papel é de 1,7%.

"Como já avaliado nos últimos meses pela Bracelpa, esse resultado tem sido causado, principalmente, pelo aumento das importações desses produtos, nos quais incide a imunidade de impostos quando são destinados à produção de livros, jornais e revistas", afirmou a associação, em nota. 

Fonte: Terra.com

ITTO Sindimadeira_rs