Voltar

Notícias

24
set
2011
(PAPEL E CELULOSE)
Empresas do setor investem em estratégias online
– Um caminho que não tem volta é o da internet para alavancar negócios e como ferramenta estratégica de crescimento das empresas. Nos setores de celulose e papel e no mercado gráfico não tem sido diferente. As companhias estão antenadas com o que acontece nas redes e encontram soluções para incrementar seus negócios.

Um exemplo disso é a a SPP-KSR , que após a integração de suas operações, lança sua plataforma e-commerce. O objetivo é consolidar a imagem da empresa e oferecer aos clientes um novo canal de compras com mais facilidades e novas ferramentas de navegação.

A fusão das duas distribuidoras gerou um conglomerado de 23 filiais no país e consolidou a empresa como a maior distribuidora de papéis e produtos gráficos da América do Sul. “Com essa mudança, amplia-se a capilaridade e presença em diferentes regiões do Brasil, fortalecendo o canal e beneficiando diretamente os seus clientes, com um portfólio completo de produtos gráficos”, diz nota da companhia.

A partir da integração, o site, que tinha como objetivo principal ressaltar a imagem da distribuidora, agora busca facilitar o acesso dos clientes e parceiros aos produtos da distribuidora com o canal de vendas online e orçamento rápido.

“O e-commerce para o setor gráfico em países como EUA é muito comum, porém ainda há muito a crescer no Brasil e queremos posicionar a SPP-KSR como pioneira e líder na comercialização de produtos gráficos via internet e oferecer novos canais de relacionamento com nossos clientes através das redes sociais.”, explica Fabio Almeida, gerente executivo de distribuição da SPP-KSR. “Estamos sempre acompanhando as mudanças do segmento já que novas gerações estão chegando ao comando da gestão de gráficas e, com isso, o mercado e suas relações se modernizam”, completa.

No novo portal, os compradores também contribuem na navegabilidade. À medida que avaliam os produtos, aqueles com melhores pontuações ganham espaço de destaque na primeira página e maior visibilidade. Além disso, a SPP-KSR oferecem dicas e artigos sobre cuidados com o manuseio do papel, técnicas de impressão, importância da certificação FSC (Forest Stewardship Council) para a cadeia de custódia e como economizar com o melhor aproveitamento do papel, entre outros temas. A SPP-KSR também está presente no Twitter, Facebook e You Tube.

A Celulose Irani também pega carona na estratégia de abrangência online e reinventa seu posicionamento na internet. A empresa, que é uma das principais do setor de papel kraft e embalagens do país, anuncia a reformulação do seu site institucional. O endereço digital (www.irani.com.br) agora possibilita mais interação entre empresa e usuário.

“A novidade visa estar mais alinhada com o momento atual da comunicação digital e das novas tecnologias da informação, com um portal corporativo mais rico em conteúdo, com melhor usabilidade e totalmente colaborativo tanto para o público interno como para o público externo”, afirma Gilson Santos, Gerente de TI.

Um dos objetivos do lançamento é atrair novos públicos, como estudantes e universitários. Pensando nesse perfil, foram disponibilizados atalhos para o compartilhamento de informações com as redes sociais.

O atual site da Irani apresenta novos espaços de conteúdo como Pesquisa e Desenvolvimento, Inovação e Desenvolvimento de Pessoas. Além disso, algumas seções já existentes estão mais sólidas, como é o caso das áreas Sustentabilidade e Relacionamento com Investidores. A intranet também está de cara nova. Por ser um importante canal de comunicação dentro da empresa, a ideia da atualização consiste em fortalecer o relacionamento com o seu público interno. A iniciativa está alinhada às comemorações dos 70 anos da empresa, celebrados em 2011.

Fonte: CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO