Voltar

Notícias

15
set
2011
(MADEIRA E PRODUTOS)
Empresas firmam acordo para transporte de madeira na Bahia
A FCA (Ferrovia Centro-Atlântica) e a BSC (Bahia Specialty Cellulose) fecharam contrato para o transporte de toretes de madeira destinados à produção de celulose. O acordo prevê o transporte de 40 mil toneladas de madeira por mês.

O volume será carregado nas cidades de Ouriçangas, no Centro-Norte da Bahia, e Esplanada, na Região Nordeste do Estado. As fontes são áreas de florestas plantadas controladas pela BSC. As viagens de 125 quilômetros e 152 quilômetros, respectivamente, tem como destino o Complexo Industrial de Camaçari, onde a BSC mantém planta de beneficiamento.

Atualmente, o transporte é feito totalmente por caminhões. A opção por ferrovia garante mais economia e segurança à movimentação da madeira. As viagens de trens substituem cerca de 1,4 mil viagens mensal de caminhões nas estradas baianas. "Este é um projeto piloto. Pretendemos chegar a uma participação relevante do modal ferroviário na logística da nossa matéria-prima e, com isso, ganhar mais segurança e competitividade", afirma Richard Bierwagen, gerente de logística florestal da BSC.

Segundo o gerente geral comercial de industrializados da FCA, André Ravara, esse contrato vai incrementar a movimentação de cargas por linha férrea na Bahia. "Há um grande potencial para crescimento no Estado, que tem boa produção de cargas tipicamente ferroviárias como madeira, grãos e minério de ferro", explica.

De acordo com Ravara, para atender a BSC, a FCA realizou investimentos para modernizar vagões que serão usados no atendimento da demanda. O objetivo foi deixar a frota mais eficiente e segura. "A reforma está sendo feita na Oficina de Alagoinhas, o que reforça a importância da Bahia nas nossas operações", afirma.

Fonte: Jornal da Mídia/Adaptado por CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs