Voltar

Notícias

27
ago
2011
(MADEIRA E PRODUTOS)
Planejamento do plantio de árvores de madeira nobre
Árvores como Teca, Mogno Africano, Guanandi e Jequitibá Rosa não ficam prontas da noite para o dia. Sua produção demanda muda de qualidade, que envolve um processo com critério, desde a germinação da semente até a muda ficar pronta. De etapa em etapa, as mudas vão sendo selecionadas – o descarte é de 20% - até restarem somente as melhores no viveiro.

Para o produtor experiente com o plantio do eucalipto, algumas mudanças de manejo são necessárias para produzir madeiras nobres, mas nada que ele não tire de letra. A vantagem é que a produção do eucalipto pode entrar como fluxo de caixa já que é rápida, enquanto a de madeira nobre servirá como uma aposentadoria para o produtor. É a sustentabilidade financeira na produção florestal, aliando o novo com o tradicional.

“O benefício das madeiras nobres - Guanandi, Jequitibá Rosa, Mogno e Teca - está justamente no valor estimado para o futuro. No mercado nacional, de acordo com a espécie e diâmetro, elas poderão render de 1.5 mil até 3 mil o m³. Serrada em prancha, ela poderá atingir valores ainda mais elevados em mercados internacionais, principalmente se possuir alguma certificação”, afirma o presidente da Tropical Flora, Pedro Ciriello.

Fonte: Agronotícias

ITTO Sindimadeira_rs