Voltar

Notícias

30
jul
2011
(EXPORTAÇÃO)
Instituto florestal do Chile projeta aumento na produlção de madeira serrada
O Chile registrou um considerável aumento na produção de madeira serrada chegando aos 6,36 milhões de metros cúbicos no ano passado, segundo estimativas preliminares do Instituto Florestal (Infor), cifra que representa em 8,9% de incremento sobre 2009.

Afirmou o diretor executivo do Infor, Hans Grosse Werner, que “parece provável que esta evolução mantenha-se até o final do ano, se pode antecipar que a produção chilena de madeira serrada alcance os 7 milhões de metros cúbicos”.

Grosse sinalizou que entre 2009 e 2010 a produção de madeira serrada do Chile cresceu aproximadamente 520 mil metros cúbicos, dos quais 80 mil correspondem ao crescimento das exportações de madeira serrada, e que também a um certo aumento das exportações de produtos elaborados.

“El consumo no mercado nacional cresceu em torno de 400 mil metros cúbicos, o que parcialmente pode ser atribuído ao terremoto, pois deve-se considerar a evolução ‘normal’ no setor da construção, , disse Grosse.

Um efeito da diminuição desse produto é em conseqüência da crise que afetou os Estados Unidos, país que por vários anos foi o principal mercado para os produtos florestais chilenos, devido principalmente as exportações de manufaturados e produtos elaborados e, em menor medida, a as exportações de madeira serrada, sendo que o país do Norte diminuiu fortemente sua construção civil passando de 2 milhões a somente 500 mil unidades.

Cabe recordar que a nível mundial, segundo a FAO e o Infor em 2009, a produção chilena de madeira serrada representou 1,6% da produção mundial e 2,2% da produção mundial de madeira serrada de coníferas.
Os principais destinos de madeira serrada atualmente são a China (17,4% de participação), México (15,7%), Japão (13,3%), Coréia do Sul (11,6%) y EE.UU. (6,2%).

Fonte: Lignum

ITTO Sindimadeira_rs