Voltar

Notícias

05
jul
2011
(SETOR FLORESTAL)
Gestão florestal no oeste do Pará ganha elogios de membros da UE
Depois de ter conferido o manejo florestal comunitário do Projeto Ambé, realizado por membros da Cooperativa Mista da Flona Tapajós (Coomflona) e a apresentação das ações dos órgãos executores da iniciativa, Falkenberg disse ter ficado impressionado com a forma de gestão das florestas nacionais. Ele confessou que tem muito a aprender sobre o manejo realizado pela cooperativa, pois a situação das áreas em que é responsável na Europa é muito distinta do que ocorre no Brasil. A experiência que está sendo implantada aqui no país envolve a participação da comunidade por meio dos conselhos consultivos e deliberativos, especialmente na região de influência da BR-163, onde está sendo implementado o primeiro Distrito Florestal Sustentável do país.

Outro aspecto levantado por Falkenberg foi a limitação que os servidores dos órgãos de meio ambiente enfrentam, como a incapacidade de cuidar de grandes extensões de áreas protegidas. Por isso, ele achou muito importante o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Serviço Florestal Brasileiro e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e demais parceiros, de capacitar comunidades para que compreendam a necessidade de se manter as florestas em pé.

O Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação foi concebido com o objetivo de contribuir para a diminuição do desmatamento na área de influência da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém). Para se alcançar isso, são desenvolvidas ações voltadas ao fortalecimento do Distrito Florestal Sustentável da BR-163, à estruturação de cadeias produtivas sustentáveis e ao fortalecimento da sociedade civil. A iniciativa conta com apoio técnico e gestão financeira da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (ONU/FAO Brasil) e recursos doados pela Comissão Europeia , além de execução do Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: * Silvia Marcuzzo é da assessoria de imprensa do Projeto BR-163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação

Sindimadeira_rs ITTO