Voltar

Notícias

20
jun
2011
(IBAMA)
Ibama doa madeira apreendida para o Sistema Penal do Estado
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) doou 63 metros cúbicos de madeira serrada, o equivalente a três caminhões cheios, ao Projeto Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), desenvolvido em prisões do Pará. Ontem, o produto florestal foi entregue à Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado e será usado para implantar marcenarias em três unidades prisionais.

Com a doação, o Projovem pretende oferecer aulas de fabricação de móveis a 82 presos, entre 18 e 29 anos, ainda neste semestre. Além da qualificação profissional, os jovens privados da liberdade receberão formação no ensino fundamental.

Desde 2009, o projeto desenvolve atividades de ressocialização em seis casas penais do Pará. A madeira destinada à ação social estava em poder do instituto em razão das ações da operação Delta, ocorrida em maio de 2010. Recentemente, o Ibama aplicou cerca de R$ 2 milhões em multas, apreendeu 200 metros cúbicos de madeira ilegal, três tratores, dois caminhões carvoeiros, fechou sete madeireiras e destruiu dezenas de fornos ilegais de carvão em duas semanas de fiscalização em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará.

O instituto intensificou as ações no município, há duas semanas, desde o assassinado dos líderes extrativistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo da Silva. Os agentes federais em operação na região atuam em duas frentes: no Projeto Agroextrativista Praialta-Piranheira, onde multam assentados se associaram a madeireiros para explorar ilegalmente madeira e carvão; e nas madeireiras de Nova Ipixuna. Do total de autuações, até o momento, as empresas do setor receberam R$ 780,7 mil em multas.

Fonte: O Liberal

ITTO Sindimadeira_rs