Voltar

Notícias

17
jun
2011
(GERAL)
No México cai a produção de madeira legal
O México tem um paradoxo na área florestal: a produção de madeira legal registrou uma queda na última década, sem reduzir a deterioração de áreas florestais.

A Agência de Proteção Ambiental Federal estima que 50% da madeira vendida no México tem uma origem ilegal, enquanto aumentam as importações de produtos florestais.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais, a produção da floresta obtida legalmente no país caiu 27% entre 2000 e 2010, para 6,8 milhões de metros cúbicos. Enquanto isso, o consumo interno de produtos florestais aumentou quase 30 por cento, para 21,1 milhões de metros cúbicos. A diferença é atendida por importações de madeira obtida através de extração ilegal de madeira.

Uma análise do Conselho Mexicano Civil Florestal Sustentável deste ano advertiu que o déficit do setor florestal do comércio subiu 23% entre 2009 e 2010, que atingiu U$ 5.455 milhões. Ele argumenta que a crise do setor florestal nacional é o resultado de excesso de regulamentação e uma política que priorizou a abordagem para a conservação e abandonou o desenvolvimento produtivo das comunidades proprietárias das florestas.

"Dificilmente haverá uma solução para o desenvolvimento social, econômico e ecologicamente viável, se continuarmos a acreditar erroneamente que os ecossistemas florestais só podem ser preservados sem moradores e deve estar em" estado natural ", disse o relatório Forest Trade Balance 2010.

Ivan Zuniga, diretor de projetos CCMSS advertiu que o padrão de floresta de proteção de recursos impede que as pessoas rural aproveitar as florestas de forma responsável, encoraja a mudança no uso da terra para a agricultura ou pecuária e não desacelerou saque clandestino de madeireiros.

Fonte: Revista mm

Sindimadeira_rs ITTO