Voltar

Notícias

12
mai
2011
(MADEIRA E PRODUTOS)
Ipef discute Programa de Tolerância de Eucaliptos clonais
Na semana passada, um grupo de 20 engenheiros, representantes de 14 empresas do setor se reuniram para definir detalhes e lançar o Programa Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico e Térmico (TECHS). A reunião aconteceu no Ipef Unidade Monte Alegre e teve como objetivo apresentar o delineamento final proposto para o programa sob o ponto de vista da ecofisiologia, melhoramento e silvicultura aplicada, além de apresentar a proposta de instalação dos experimentos.

Proposto pelas empresas Cenibra, Copener, Fibria, International Paper, Suzano, Veracel e V&M no final de 2010, para estudar os aspectos ecofisiológicos que interferem na tolerância do eucalipto a estresses hídrico e térmico nos principais clones do Brasil, o projeto pretende aprofundar o conhecimento da ecofisiologia do eucalipto ao mesmo tempo em que aproxima os estudos à área de melhoramento genético e hidrologia florestal.

A ideia geral do programa é a de submeter os principais materiais genéticos nacionais a condições naturais (variabilidade regional) e induzidas (controle local) de estresses hídricos e térmicos. A previsão do grupo é que para o segundo semestre de 2011 o plantio dos clones aconteça em vários sítios do Brasil, o que será como um teste clonal tradicional, porém tendo parcelas submetidas a dois níveis de restrição hídrica induzida pelo método de exclusão de chuva. O programa irá buscar identificar os graus de adaptação dos clones aos diferentes níveis de estresses e isso deverá ter desdobramento do ponto de vista do melhoramento florestal.

Para o diretor executivo do IPEF, Luiz Ernesto George Barrichelo, "o TECHS se destaca por dois fatos inéditos na história dos programas cooperativos do IPEF: de um lado porque é lançado para dar continuidade ao BEPP e, por outro lado, pelo seu elevado potencial de agregação e sinergismo com outros programas como o PROMAB, PROTEF, PTSM, PCMF, entre outros".

Ao final da reunião foi confirmada a participação de 14 empresas ao novo, sendo que novas adesões poderão ser efetuadas junto ao professor José Luiz Stape (stape@ipef.br), coordenador do programa, até o dia 30 de maio, quando se iniciarão os trabalhos. Também foi definida na reunião a contratação de um pós-doutorando que atuará como supervisor geral do projeto, contratado pelo IPEF em tempo integral.

Fonte: CeluloseOnline com informações do Ipef

Sindimadeira_rs ITTO