Voltar

Notícias

08
mai
2011
(IBAMA)
Madeira apreendida pelo Ibama é doada para construção de casas populares e escolas no Amazonas
Em 2010, os 6 mil metros cúbicos de madeira apreendidos pelo Ibama no Amazonas foram doados, após o julgamento dos processos, para a população mais carente do estado, que sofreu com as enchentes e que necessita de matéria-prima para construção de escolas, igrejas e casas populares.

“É emocionante ver a alegria das famílias beneficiadas. Saber que podemos transformar o resultado de um crime ambiental em benefício para comunidades é muito gratificante”, disse a coordenadora da comissão de doação do Ibama/AM, Nilda Albuquerque Brasil.

Para que as entidades possam ser beneficiadas pelo Ibama, é necessário efetuar um cadastro que será analisado pelo órgão. “Após a doação, é feito acompanhamento para constatar se o bem está sendo empregado no fim proposto”, afirmou Nilda Brasil.

A madeira já doada serviu para construção de 19 casas populares, de escolas, do galpão da colônia de pescadores, de barracões e, ainda, para reparo de pontes no município, conforme informou a prefeitura de Apuí/AM.

Segundo o prefeito, Antônio Marcos Maciel Fernandes, é muito difícil conseguir madeira legalizada, pois as serrarias e os donos de planos de manejo supervalorizam a madeira quando sabem que serão adquiridas para obras da prefeitura. Por esse motivo, as doações do Ibama são muito importantes, pois garantem que os recursos públicos serão investidos em áreas como saneamento, educação, saúde e proteção ambiental.

De acordo com o superintendente do Ibama, Mario Lúcio da Silva Reis, qualquer associação filantrópica (instituições públicas e militares) pode encaminhar projetos e propostas por meio de cadastramento a ser efetuado na sede do órgão em Manaus ou em qualquer posto do Ibama no interior do estado. O superintendente acrescentou ainda que, além da madeira, qualquer bem apreendido pelo órgão proveniente de um crime ambiental, como, pescado, maquinário, embarcações, veículos, entre outros, pode ter um destino nobre.

Fonte: Ibama

ITTO Sindimadeira_rs