Voltar

Notícias

05
mai
2011
(BIOENERGIA)
Possibilidades e impactos da ampliação da siderurgia a carvão vegetal oriundo de florestas plantadas no Brasil

O trabalho de dissertação de mestrado em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizado por Arnaldo dos Santos Junior, analisou as possibilidades e impactos da ampliação da siderurgia a carvão vegetal oriundo de florestas plantadas no Brasil.

Mais precisamente, o objetivo da dissertação foi estudar as possibilidades do aumento da utilização, como redutor metalúrgico, do carvão vegetal oriundo de florestas plantadas no horizonte de 2035. Tal situação seria incentivada através de uma política governamental, com diretrizes que buscariam, entre outros fatores, tornar mais competitiva siderurgia a carvão vegetal, reduzindo a sua diferença de custos com relação à siderurgia a coque metalúrgico.

Foram elaborados cenários de penetração do carvão vegetal na siderurgia brasileira, gerando resultados relativos ao consumo de energia por fonte, à necessidade de florestas plantadas para a obtenção do carvão vegetal e às correspondentes emissões de CO2.
Os resultados obtidos visam auxiliar o governo brasileiro em uma possível decisão sobre a implementação de uma política de incentivo ao carvão vegetal oriundo de florestas plantadas na siderurgia nacional, expondo seus principais ônus e benefícios.

Para ter acesso ao trabalho completo, clique aqui:
http://www.ciflorestas.com.br/arquivos/doc_possibilidades_brasil_2289.pdf

Fonte: CiFlorestas

Sindimadeira_rs ITTO