Voltar

Notícias

28
abr
2011
(MADEIRA E PRODUTOS)
Aumento na demanda por madeira serrada eleva preços em todo o mundo
A demanda global por madeira serrada (softwood) cresceu 18% em 2010. Isso aconteceu depois de um ano que o consumo de madeira foi o menor dos últimos 50 anos. Essa tendência de crescimento está se mantendo esse ano. No primeiro trimestre deste ano, o consumo foi 20% maior do que no mesmo período de 2010, de acordo com o último relatório da Wood Resource Quarterly.

Sem maiores surpresas, a China tem sido a grande impulsionadora dessa demanda. As serrarias do país estão longe de conseguir suprir a necessidade por madeira, fato que fez com que as importações aumentassem de 2 milhões de metros cúbicos em 2006 para quase 10 milhões de metros cúbicos em 2010.

Este aumento, sem precedentes, continuou nos dois primeiros meses de 2011 quando as importações foram 32% maiores do que o mesmo período de 2010.

Praticamente todos os grandes mercados de madeira da Ásia, Europa e América do Norte experimentaram uma demanda maior no ano passado. Isso resultou no aumento da produção mundial de madeira. Só os Estados Unidos, maior importador mundo, compraram 7% mais madeira de outros países do que ano retrasado. No Japão, as importações cresceram 15% e na Europa, entre 10% a 35%.

As melhores condições de mercado, alavancaram também os preços. A expectativa é que os preços continuem aumentando como consequência da reconstrução do Japão, após o terremoto e das medidas de recuperação do mercado imobiliários nos Estados Unidos.

Fonte: Wood Resources International LLC - Hakan Ekstrom - info@wri-ltd.com

ITTO Sindimadeira_rs