Voltar

Notícias

16
mar
2011
(DESMATAMENTO)
Querência pode sair da lista dos que mais desmatam em MT
A Secretaria de Meio Ambiente do Mato Grosso divulgou que o município de Querência, cujas plantações de soja são uma das principais pressões contra áreas preservadas na bacia do rio Xingu, conseguiu deixar a lista oficial dos municípios mais devastadores da Amazônia, sujeitos a sanções econômicas como limitações ao crédito rural.

No município os trabalhos de regularização ambiental das propriedades, conseguiu registrar junto ao Estado mais de 80% das fazendas. Um comunicado do Instituto Socioambiental ressalva que "a alta adesão ao CAR foi uma iniciativa que partiu dos próprios produtores".

"Através do CAR, vê-se necessidades de cada propriedade, para que ela atinja a legalidade ambiental", explica Gabriel Carrero, pesquisador do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (Idesam).

Outra boa notícia relacionada ao desmatamento da Amazônia fica por conta de Paulo Barreto, pesquisador do Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). De acordo com ele, o desmate caiu significativamente nos últimos três anos devido à fiscalização. Ele explica que, entre 2000 e 2009, o desmatamento em Altamira (Pará) caiu devido ao aumento de multas e do embargo de áreas desmatadas ilegalmente.

"Fica o alerta: anistia para crimes ambientais tenderão a aumentar o desmatamento" diz em seu site, em uma referência às alterações propostas ao novo Código Florestal.

Fonte: Karina Miotto - O Eco

Sindimadeira_rs ITTO