Voltar

Notícias

14
mar
2011
(SETOR FLORESTAL)
Serviço Florestal prevê Inventário Florestal Nacional
O Serviço Florestal Brasileiro está avançando nas parcerias com estados do Nordeste para a realização do Inventário Florestal Nacional com o acordo de cooperação técnica firmado com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace).

O Inventário consistirá no levantamento de informações sobre as florestas do estado, como quantidade de árvores, altura, diâmetro e condição fitossanitária (saúde) delas, espécies presentes e carbono estocado. Também serão avaliados o tipo de solo, se há vestígios de exploração florestal e haverá entrevistas com moradores a fim de conhecer sua relação com a floresta.

No Ceará, essas características serão avaliadas em mais de 370 pontos de amostra distantes 20 quilômetros uns dos outros. Em todo o Nordeste, quase 4 mil locais serão analisados com o intuito de conhecer a quantidade e a qualidade das florestas da região.

O Serviço Florestal e a Semace vão elaborar o planejamento técnico e logístico, capacitar servidores e equipes que irão a campo e estabelecer parcerias com a academia para que esta realize o controle de qualidade dos dados coletados, entre outras atividades.

Caatinga

O Ceará é o único estado do Nordeste coberto somente pela Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro. "É possível que sejam descobertas espécies novas porque este é um bioma ainda pouco estudado e também pelo tamanho da área que será inventariada", afirma o engenheiro florestal da gerência de informações do Serviço Florestal, Gilson de Souza.

Fonte: Ascom/MMA/Adaptado por Celulose Online

Sindimadeira_rs ITTO