Voltar

Notícias

24
fev
2011
(GERAL)
Embrapa Monitoramento por Satélite reforça pesquisa em sistemas agrícolas e florestais
A partir de maio a Embrapa Monitoramento por Satélite, sediada em Campinas (SP), receberá um nome de peso para a pesquisa em sustentabilidade de sistemas agrícolas e florestais. Trata-se de Michael Keller, cientista do Serviço Florestal Americano (US Forest Service), órgão vinculado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que ficará no Brasil por um período de dois a quatro anos.

Ele deverá colaborar em projetos ligados a temas de relevância para a pesquisa agropecuária brasileira, tais como Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD), emissão de gases de efeito estufa pela agropecuária e aplicação de técnicas de sensoriamento remoto em sistemas agrícolas e florestais.

Para o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Mateus Batistella, a vinda de um pesquisador como Michael Keller, tão experiente na coordenação de grandes programas de pesquisa internacionais, representa uma importante oportunidade de intercâmbio não só para a Embrapa, mas para a ciência no Brasil.

Michael Keller coordena o projeto Sustainable Landscapes (Paisagens Sustentáveis), financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), que envolve vários parceiros no Brasil, desde o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), universidades, diferentes centros da Embrapa e instituições governamentais e não governamentais. O projeto deverá utilizar dados de sensoriamento remoto e de campo e dará subsídios para outras iniciativas de pesquisa da Embrapa.

Fonte: Embrapa Monitoramento por Satélite – Adaptado por Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO