Voltar

Notícias

20
fev
2011
(SILVICULTURA)
IPEF oferece sementes melhoradas geneticamente
O IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais), através do setor de Sementes e Mudas, de longa data disponibiliza sementes para plantios comerciais de diversas espécies.

Atualmente vem desenvolvendo um projeto com a finalidade de fornecer material genético através de progênies selecionadas massalmente e sementes denominadas monoclonais. Esses materiais tem por objetivos a implantação de experimentos para estimativa de parâmetros genéticos, formação de populações para melhoramento e enriquecimento de populações com progênies selecionadas.

As progênies são eleitas através de seleção massal em Populações Base ou em Áreas de Produção de Sementes ou Pomares que passaram por algum processo de melhoramento. As sementes monoclonais são oriundas de Pomares Clonais de Sementes, em geral, formados por diversos clones comerciais de empresas florestais.

As sementes são comercializadas em embalagens padronizadas de 1g, com custo variável em função do material genético.

Recentemente uma missão técnica dentro do estudo do programa de estudos do IPEF foi a Austrália em busca de melhoramento genético. E o Painel Florestal acompanhou tudo isso e produziu a séria Austrália: A terra do Eucalipto. Na série você confere informações sobre o desenvolvimento e melhoramento genético da espécie.

Durante 13 dias a equipe do Painel Florestal percorreu toda a costa leste e parte do interior australiano para conhecer as mais interessantes espécies de eucalipto.

Fonte: Painel Florestal (Com informações da assessoria)

Sindimadeira_rs ITTO