Voltar

Notícias

07
fev
2011
(GERAL)
Cupins: Inimigos das florestas plantadas em MS
Os cupins podem gerar perdas de até 14% da produção dos reflorestadores de Mato Grosso do Sul, aos 190 dias, segundo trabalho publicado pelo Professor Carlos Frederico Wilcken. Mas, a utilização dos herbicidas certos pode oferecer mais segurança aos produtores.

Para evitar que esses problemas façam parte do cultivo das florestas plantadas do Estado, a Syngenta, maior fornecedora global de herbicidas, irá apresentar alguns produtos, que garantem a proteção do setor, durante o 3° Seminário “Plantar Floresta é um bom negócio - Eucalipto e Seringueira”, que será realizado no próximo dia 24, em Coxim.

De acordo com o coordenador de reflorestamento da empresa, Túlio Teodoro, os produtos que serão apresentados são de alta qualidade. “Levaremos para o seminário produtos de altíssimo desempenho e custo benefício para este setor, como é o caso do nosso herbicida pós-emergente TOUCHDOWN e de nosso inseticida ACTARA 250 WG que traz total segurança ao reflorestador de não se ter problemas com cupins”, explica.

A Syngenta também fechou patrocínio da série Como Plantar Eucalipto, o maior sucesso editorial da Painel Florestal, e vai mostrar como os produtos devem ser aplicados e em que condições, além de destacar seus benefícios. A segunda fase da série começou a ser exibida neste domingo no programa Painel Florestal TV.

O Touchdown é um herbicida pós-emergente de sal potássico, sistêmico que controla folhas largas e estreitas. O Actara 250 WG é um inseticida de amplo espectro indicado para proteção das mudas de eucalipto antes do plantio contra ataque de cupins.

O Touchdown não faz espuma, controla folhas estreitas e folhas largas, fazendo com que as plantas daninhas não entrem em competição com o eucalipto. Possui a mais alta solubilidade do mercado, o que garante ao reflorestador que a calda herbicida está homogênea, proporcionando uma aplicação mais eficiente que algum outro produto que seja mais difícil de diluir com a água.

Já a Actara protege a muda contra ataque de cupins. Possui efeito fitotônico no eucalipto, melhorando o enraizamento do eucalipto e a plantação da muda no campo.

O objetivo da Syngenta com esses produtos é auxiliar os reflorestadores. “A empresa apóia o desenvolvimento de práticas sustentáveis para a formação de florestas plantadas, de maneira que propicie aos pequenos e médios reflorestadores terem uma renda a mais com o plantio de eucalipto, pinus ou seringueira”, declara Túlio Teodoro.

Seminário

Ao todo serão dez palestras com os principais nomes do setor. Prova disso, é que essa edição vai contar com a palestra internacional, do argentino Martin Sanchez Acosta, um dos maiores especialistas em processamento de madeira sólida da América Latina. Ele vai falar, principalmente, sobre a experiência do desenvolvimento regional na Argentina baseado no uso do eucalipto.

Durante o evento também serão abordados alguns temas de interesse dos produtores como, o passo-a-passo para se plantar eucalipto, a forma de obter recursos para plantios florestais (FCO e Linhas de Crédito), Legislação Ambiental e Florestal de MS e o potencial florestal de Mato Grosso do Sul.

O Seminário será realizado no dia 24 de fevereiro, no Sindicato Rural de Coxim, localizado no Km 2 da rodovia MS 217. As inscrições já podem ser efetuadas através do endereço eletrônico: www.seminarioflorestal.com.br, onde também podem ser obtidas mais informações.

Confira a programação do evento:

07h30 Credenciamento e café da manhã de boas vindas

08h30 Solenidade de Abertura

09h00 Palestra O potencial florestal de Mato Grosso do Sul
Palestrante: Luiz Calvo Ramires Jr, Reflore/MS

09h45 Palestra de patrocinador

10h00 Porque plantar Eucalipto é um Bom Negócio!
Palestrante: Pedro Francio Filho, Engenheiro Agrônomo

10h45 Palestra de patrocinador

11h00 Porque plantar Seringueira é um Bom Negócio!
Palestrante: Getúlio Ferreira Júnior, Diretor do Grupo Polifer

11h45 Perguntas

12h00 Intervalo para almoço

13h30 Como plantar Eucalipto! O passo-a-passo
Palestrante: A confirmar

14h30 Como obter recursos para plantios florestais (FCO e Linhas de Crédito)
Palestrante: Loureno Budke, Gerente de Mercado do Banco do Brasil

15h00 Palestra de patrocinador

15h15 A Legislação Ambiental e Florestal de MS
Palestrante: Roberto Machado, Superintendente Imasul

16h00 Intervalo para o café

16h30 Palestra Especial
O eucalipto no desenvolvimento regional da Argentina
Palestrante: Martin Sanchez Acosta, Inta

17h30 Perguntas

18h00 Encerramento e Sorteio de Brindes

18h30 Happy Hour Florestal (ADESÃO)

Fonte: Painel Florestal

ITTO Sindimadeira_rs