Voltar

Notícias

03
fev
2011
(GERAL)
Bonet lança painel de madeira de baixa densidade
A Bonet Madeiras e Papéis, de Santa Catarina, está lançando no mercado um novo conceito em painéis de madeira reconstituída. O BLD (Bonet Low Density), painel de baixa densidade. O produto faz parte de uma nova realidade da empresa, que pretende produzir mais com menos, transportar e manusear com mais facilidade, além de criar as mais diversas aplicações de acordo com a necessidade do cliente. A fábrica produzia cerca de 8 mil m³ de MDP e passa a produzir 15 mil m³ de BLD. O BLD já vem sendo usado por clientes como Adami, Fuck, Lavrasul, Esquadrias, Sul Portas, Pormade, Itatiaia e Guararapes.

Após 35 anos fabricando painéis MDP, a Bonet decidiu apostar em um novo produto. De acordo com o superintendente da empresa, Paulo Bonet, a decisão partiu de uma pesquisa de mercado, que apontou a carência de um painel que pudesse se adequar a diferentes necessidades dos compradores. “A principal vantagem está no peso, que garante uma redução de custos com logística, pela facilidade de manuseio e transporte”, afirma o empresário.

Características
O BLD apresenta diferentes densidades – de 250 a 500 kg/m³ -, mas todas, garante o fabricante, com excelentes propriedades termo-acústicas, estabilidade dimensional, espessura uniforme e resistência à absorção de umidade. Na versão que varia entre 270 e 280 kg/m³, o painel ganhou o nome de BONDOOR e tem como foco inicial o mercado brasileiro de portas. “Enxergamos um grande potencial nessa indústria, que planeja produzir mais de 17 milhões de unidades em 2011, incentivada pelo aquecimento da construção civil no país”, afirma o empresário.

Outras opções de densidade do BLD, em diferentes bitolas, também já estão sendo produzidas. De acordo com a Bonet, as aplicações são as mais variadas: para revestimento em fórmicas ou lâminas naturais de madeira, como móveis de cozinhas, ou proteção para outros painéis como MDF, MDP, compensados e OSB. Produzido a partir de madeira de pinus de florestas plantadas, o BLD tem certificação FSC (Forest Stewardship Council).

Fonte: Celulose Online

Sindimadeira_rs ITTO