Voltar

Notícias

02
fev
2011
(GERAL)
Ibama embarga pontos de venda ilegal de madeira
O Ibama embargou nesta segunda-feira (31) dez estabelecimentos comerciais que funcionavam sem licença ambiental e vendiam madeira ilegal durante a operação "Quintal II". A primeira etapa aconteceu entre 24 a 28 de janeiro, na rodovia Arthur Bernardes, na altura do número 1400, em Belém, no Pará. Para esta ação, também foram aplicados cerca de R$ 160 mil em multas e apreendidos 600 m3 de madeira serrada (aproximadamente 30 caminhões cheios), seis m³ de carvão e um barco utilizado no transporte do produto florestal ilegal das áreas de extração até a capital.

Toda a madeira apreendida foi doada a 8ª Região Militar do Exército, Cáritas Arquidiocesana de Belém, Batalhão de Polícia Ambiental e as prefeituras de Santa Isabel e Marituba para serem utilizadas em obras sociais.

Segundo o Ibama, as árvores eram extraídas de matas ciliares (nas margens dos rios) e várzeas, lugares ecologicamente sensíveis. Sem a proteção da floresta, estas áreas perdem suas capacidades de estabilizar o solo e permitir a infiltração da água. A “Quintal II” voltará a acontecer ainda este ano em outros pontos de venda ilegal de madeira na capital do estado e em outras regiões.

Fiscalização bem sucedida
Na primeira versão da operação, realizada em janeiro do ano passado, também foram fechados estabelecimentos que vendiam madeira sem licença ambiental, aplicadas cerca de R$ 600 mil em multas e apreendidos aproximadamente 1,8 mil m³ de madeira serrada.

Fonte: Celulose Online

Sindimadeira_rs ITTO