Voltar

Notícias

01
fev
2011
(GERAL)
Alerta: plantas tóxicas para abelhas

Envenenamento de abelhas por plantas:

Nos EUA
PLANTA
Aesculus californica
Solanum nigrum
Zygadenus venenosus
Cuscuta spp.
Cyrilla racemiflora
Astragalus diphysus = A. Lentiginosus v. diphysus
Euphorbia marginata
Datura spp.
Kalmia latifolia
Triglochin maritima
Asclepias subverticilata
Veratrum californicum
Crilla racemiflora
Gelsemium sempervirens
Senecio jacobea
Rhododendron e outros membros da família Ericaceae

Na Russia
Veratium album (pólen)
Hyoscyamus niger
Na Hungria
Datura metel
Na Dinamarca
Aesculus hippocastanum
Na Escocia
Rhododendron spp.

No Japão
Mel tóxico originado de Azalea – Tripetaleia paniculata causou vômito, naúsea e diarréia em animais que o ingeriram.
Astragalis miser tóxico para abelhas no Canadá.
Raramente o mel produzido por plantas tóxicas para as abelhas é prejudicial para o homem.
Mel do louro da montanha (Kalmia latifolia nos EUA é tóxicos para o homem.

Na Nova Zelândia
Mel de abelhas que coletaram secreção do homoptera Scolypopa australis que se alimenta em Coriana arborea é tóxico para o homem.
Diversos autores consideram que o mel não operculado (imaturo) obtido a partir de néctar de Rhododendron spp. pode ser tóxico para o homem. O mesmo é afirmado para o caso de néctar oriundo de Kalmia latifolia e Gelsemium sempervirens.

No Brasil
Serias intoxicações das larvas de abelha foi recentemente relatada por D. Message e, consequência da ingestão de pólen de Stryphnodendron (barbatimão).

Paulo Nogueira-Neto (1970) relata casos de intoxicação humana pela ingestão de mel e pólen de alguns meliponíneos (abelhas indígenas sem ferrão) em algumas regiões do Estado de São Paulo e em algumas outras regiões.

Mortalidade de abelhas nas flores de Spathodea campanulata e de Balsa (Ochroma lagopus )tem sido repetidamente observada.

Fonte: Luiz Carlos Masoller para o EcoDebate,

Sindimadeira_rs ITTO