Voltar

Notícias

29
jan
2011
(GERAL)
México – Painéis aglomerados ecológicos
No México, a exploração madeireira teve um decréscimo de 27% na produção de madeira na última década, que apresentou um crescimento na demanda por painéis de partículas, conforme dados Instituto Nacional de Geografia e Estatística (INEGI).

Neste país, segundo a Associação Nacional de Importadores e Exportadores de Produtos Florestais, se consumem 20 milhões de metros cúbicos, dos quais sete milhões são produzidos e o resto é importado.

No entanto, a baixa produção de madeira de coníferas mexicana (pinheiro) e tropicais (cedro, mogno caobilla) – trouxe como consequencia que as empresas produtoras de painéis aglomerados, usados na indústria moveleira e na construção, crescesse.
Segundo empresário do setor, 90% do mobiliário mundial são confeccionados com painéis de partículas. No entanto, enquanto no México o consumo é 3,5 a 7 m3, na Alemanha e Estados Unidos é de 20 m3.

Os painéis aglomerados são fabricados a partir de partículas finas e comprimidas de madeira, que se unem com um adesivo de uréia. Este é um material sustentável, versátil e fácil de manusear.

Fonte: Faim

ITTO Sindimadeira_rs