Voltar

Notícias

28
jan
2011
(MEIO AMBIENTE)
ONU aprova financiamento para preservação de florestas
Durante a Conferência do Clima da ONU, em Cancún (México), foi aprovado o Redd, mecanismo para apoiar financeiramente os países que protegem suas grandes florestas tropicais, do Congo a Indonésia e Peru, e para evitar suas grandes emissões de carbono.

O objetivo é estimular os países em desenvolvimento a combater o desmatamento e oferecer incentivos aos habitantes e governos para que preservem as florestas. O compromisso que assumem é de zero desmatamento em áreas de floresta primária e adotar práticas ecológicas na produção de alimentos, além de levar seus filhos para a escola.

O sistema aprovado prevê um financiamento público para esses projetos, e não descarta que, no futuro, entre nos mecanismos do mercado de carbono.

O projeto se compromete a absorver 3,6 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) até 2016.O mecanismo REDD "confirma um amplo apoio para incentivar os países que protegem suas florestas nacionais", destacou Wendel Trio, diretor de Clima do Greenpeace.

Emissões

O desmatamento provoca a cada ano cerca de 20% das emissões de gases de efeito estufa, que são liberados na atmosfera quando a vegetação que os retêm é destruída. Anualmente, 13 milhões de hectares de florestas no mundo são perdidos pelo desmatamento, o equivalente ao tamanho da Inglaterra.

Fonte: AFP – Adaptado por Painel Florestal

ITTO Sindimadeira_rs